Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

EDUCAÇÃO: ARQUITETOS DO MPGO, CAU E SEDUC PARTICIPAM DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE EM LOCAIS DE ENSINO

quarta-feira, 17 de agosto de 2022, 17h27

Formação aconteceu na sede do CAU, em Goiânia

 

Articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO) com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) possibilitou a realização do curso Acessibilidade em Locais de Ensino. A formação tem como objetivo atualizar os profissionais vinculados ao setor de educação (funcionários e terceirizados de projetos e obras) a aplicar corretamente as leis e normas relativas à acessibilidade para a efetiva inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

 

Com início nesta segunda-feira (8/8), na sede do CAU-GO, em Goiânia, o encontro reúne mais de 25 profissionais dessas três instituições, além de arquitetos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplam) de Goiânia.

 

O curso está sendo conduzido pela arquiteta Elisa Prado, que atua com consultoria e planejamento em acessibilidade. Ela, que também já trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da prefeitura de São Paulo, iniciou a capacitação afirmando que “acessibilidade se aprende”.

 

Atualização visa a orientar a adequação das unidades escolares

 

A articulação interinstitucional teve início a partir de uma notícia de fato direcionada à 5ª Promotoria de Justiça de Anápolis, na qual uma aluna relatava a impossibilidade de acesso à sala de aula por falta de acessibilidade. No desenrolar dessa demanda, as dificuldades de acessibilidade no ambiente escolar foram apresentadas à Área de Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional do MPGO e à Coordenadoria de Projetos Institucionais, que buscaram a articulação dessa formação para os arquitetos dos órgãos parceiros.

 

A arquiteta Viviane Ribeiro da Silva Bueno, analista em edificações do MPGO, ponderou a importância do curso que, ao final, busca garantir a autonomia dos integrantes da comunidade escolar que tenham alguma deficiência.

 

O presidente do CAU-GO, Fernando Chapadeiro, e a diretora-geral do conselho, Isabel Pastore, destacaram a importância da atuação conjunta. Eles ponderaram que essa atualização específica será fundamental para que os arquitetos participantes possam elaborar projetos e promover o acompanhamento e fiscalização de obras quanto à acessibilidade em ambientes escolares. (Texto: Cristina Rosa - fotos: João Sérgio Araújo / Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

 

 

 

Fonte: MPGO


topo