DPU - Unidade de Altamira orienta pessoas com transtorno do espectro autista
segunda-feira, 22 de agosto de 2022, 15h32
Altamira – Na sexta-feira (12), a defensora pública-chefe da unidade de Altamira (PA) da Defensoria da União (DPU), Isabella Collmann, recebeu integrantes da TEA´S do Xingu, associação que atende pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) no município e na cidade vizinha, Vitória do Xingu. Entre os presentes, professores, mães, assistentes sociais e responsáveis pelo cuidado de adultos e crianças com o espectro.
Pessoas com TEA possuem uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
De acordo com a defensora, o objetivo do encontro foi apresentar o trabalho desenvolvido pela DPU e esclarecer a atuação junto à Justiça Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente no que diz respeito à concessão de benefícios previdenciários como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Isabella Collmann também orientou os presentes sobre como proceder em casos de negativa de benefícios informou sobre o atendimento na unidade.
Na ocasião, um cidadão com deficiência auditiva explicou que foi expulso de um consultório - durante realização de perícia médica do INSS - por não saber explicar qual seria a sua deficiência, para fins de concessão de BPC/LOAS. Já uma assistente social de Altamira – com atuação em Vitória do Xingu - relatou organizar verdadeiras caravanas para levar pessoas para serem periciadas em Belém, tendo em vista que a agência do INSS em Altamira não possui capacidade adequada de atendimento, além de defasagem de servidores e peritos.
Fonte: DPU