Mais de 700 profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado na capital e interior do Estado recebem capacitação em projeto do MPRO
quarta-feira, 20 de setembro de 2023, 14h40

Professora Rosângela Machado quadro central da tela
Mais de 700 profissionais que atuam na capital e interior do Estado, entre professores da área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e equipes técnicas do Ministério Público de Rondônia, participam nesta terça-feira (19/9) de mais um módulo do curso online sobre Educação Inclusiva, ofertado como parte de projeto institucional desenvolvido pela Instituição, na busca de promover um diagnóstico local sobre oferta de serviços educacionais a pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
A capacitação é ofertada pela Escola Superior do MPRO (EMPRO), em parceria com o Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), coordenado pela Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues.
O curso, que conta com intérprete em Libras, tem como ministrante a reconhecida pesquisadora e autora de vários livros no tema, Doutora Rosângela Machado. No módulo desta terça, a professora abordou a temática “A escola comum na perspectiva da educação inclusiva” e, dia 26/9, falará acerca do “Atendimento educacional especializado: entendimentos e práticas”.
A capacitação foi iniciada no dia 13/9, durante ato de lançamento do Projeto “Construindo Caminhos para a Inclusão”, desenvolvido pelo GAEDUC.
A iniciativa tem por objetivo realizar o mapeamento da educação especial oferecida pelas redes públicas de ensino de Porto Velho, da educação infantil ao ensino médio, visando, ao final, com base nos dados coletados sobre os serviços e o atendimento educacional especializado ofertados, diagnosticar os problemas que impedem o acesso à escola, a permanência, a participação e a aprendizagem, de forma plena e contínua, dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Fonte: MPRO