MPGO: Projeto + Inclusão ganha força com adesão de promotorias e fomento da rede em Goiás
quinta-feira, 24 de abril de 2025, 18h26

O Projeto + Inclusão, iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), continua ganhando força com a adesão de promotorias de Justiça e a implementação de estratégias voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Durante encontro conduzido pelo coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional, André Lobo Alcântara Neves, foram debatidos os avanços, desafios e metas do projeto para o ano de 2025.
Na reunião, André Lobo reafirmou o compromisso do MPGO com a continuidade do projeto, que se inspira nos resultados positivos do programa Conselho do Idoso é de Lei — responsável por incentivar a criação de conselhos municipais e fortalecer políticas públicas para a população Idosa. Agora, o foco se volta à estruturação e reativação dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência.
A adesão de promotorias de Justiça de 22 municípios, entre eles, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí e Rio Verde, foi celebrada como um avanço significativo para a atuação em rede. O projeto também conta com o envolvimento crescente da sociedade civil, essencial para garantir o sucesso das ações locais.
Durante o encontro, representantes de diversas instituições apresentaram propostas para ampliar a mobilização e fortalecer a atuação integrada. O Ministério Público de Contas anunciou a realização de eventos regionais no primeiro semestre e no segundo semestre, com espaço reservado para divulgação das ações do projeto. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDD) também manifestou apoio à iniciativa.
Ao final da reunião, os participantes firmaram o compromisso de encaminhar cronogramas de eventos, compartilhar materiais do projeto e ampliar a rede de contatos. A proposta é garantir a continuidade dos avanços e o fortalecimento do Projeto + Inclusão em todo o estado. (Texto: nota do CAODH – Edição: Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Fotos: Lucas Yuji)
Fonte: MPGO