Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRO: Semana da Saúde: Audiência pública trata de acessibilidade de surdos nas unidades

quarta-feira, 14 de maio de 2025, 14h24

 

A foto mostra os surdos com cartazes de reivindicações no auditório da audiência.

 

A comunidade surda vem se mobilizando para garantir o direito a uma comunicação eficiente e inclusiva nas unidades de saúde de todo estado. Sensível a essa reivindicação o Poder Judiciário de Rondônia incluiu na programação da Semana Nacional de Saúde, uma audiência pública sobre o tema, com a presença de autoridades e gestores ligados à área, bem como os próprios usuários do sistema de saúde.

O coordenador do Comitê de Saúde do Judiciário, o juiz Edenir Albuquerque, abriu a sessão, esclarecendo que a audiência faz parte de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público para garantir profissionais de libras nas unidades de saúde. Ao longo do processo, os representantes dos Governo do Estado e do Município já se manifestaram, inclusive anexando relatórios de viabilidade.

O promotor Pablo Hernandez Viscardi reforçou o conteúdo do processo. “O que se pede é um atendimento digno, sobretudo aos que mais sofrem, os mais vulneráveis como é o caso da comunidade surda”, destacou. 

O procurador do Estado, Evanir Antônio de Borba, disse que o Estado está buscando melhorias, embora admita que ainda tem um caminho a percorrer. “Não estamos inertes, desenvolvemos uma política, frente a duas secretarias: a Sesau e Seas”, explicou.

O procurador do Município de Porto Velho, Jeferson Souza, também demonstrou que o município tem tomado providências, citou como exemplo a existência de profissional de Libras na UPA sul. Também se mostrou aberto a acolher as sugestões do público surdo 

Maria Gomes Coutinho, presidente da Associação de Surdos de Rondônia abriu fazendo correções importantes: uma com relação a nomenclatura da comunidade “Surda”, não mais referida como muda. A outra diz respeito à Libras, língua brasileira de sinais. “Não é linguagem, é uma língua de nascença do surdo”, se expressou por meio de Libras.

Ela ainda citou vários exemplos de surdos que foram a unidades e não conseguiram serem compreendidas. “Eu sou surda, eu entendo as barreiras que os nossos colegas sofrem”, destacou

 

 

 

 

Fonte: TJRO


topo