Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA realiza reunião com Unimed Belém e usuários do plano sobre atendimento a pacientes com TEA

quarta-feira, 21 de maio de 2025, 13h51

 

 

Na última terça-feira, 14 de maio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu uma reunião no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) com representantes da Unimed Belém, da Defensoria Pública do Estado do Pará e com usuários do plano de saúde que são responsáveis por pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa partiu da 3ª Promotoria de Justiça do Consumidor, responsável por instaurar o procedimento para apurar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes com TEA.

 

 

A reunião foi conduzida pelos promotores de Justiça Regiane Ozanan e Alexandre Couto, e contou com a participação do defensor público Cássio Bitar. O objetivo principal foi ouvir diretamente dos usuários do plano de saúde relatos sobre a experiência no atendimento e no acesso a terapias essenciais para pessoas com TEA. Durante o encontro, os presentes puderam registrar formalmente suas demandas e reclamações ao MPPA.

A Unimed Belém, por sua vez, apresentou a estrutura atual de atendimento voltada ao público com TEA e ouviu as queixas e apontamentos feitos pelos usuários.

 

 

Entenda o TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta desde os primeiros anos de vida e afeta a comunicação, o comportamento e a interação social.

O tratamento é contínuo e deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros. O objetivo é promover o desenvolvimento das habilidades da pessoa autista dentro de suas potencialidades.

 

Fonte: MPPA


topo