Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPI: Selo Linguagem Simples 2025 reconhece Cartilha de Atendimento à Pessoa com Deficiência

terça-feira, 18 de novembro de 2025, 14h14

 

A Cartilha de Atendimento à Pessoa com Deficiência, lançada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), por meio da Unidade de Acessibilidade e Inclusão (UACI), foi reconhecida com o Selo Linguagem Simples 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O material tem como propósito orientar servidores, magistrados, estagiários, colaboradores e terceirizados para a oferta de um atendimento inclusivo, acessível e humanizado às pessoas com deficiência.

 

De acordo com o presidente do TJPI, Aderson Nogueira, a Cartilha foi idealizada para tornar o atendimento das pessoas com deficiência mais direto e eficiente: “A Cartilha de Atendimento à Pessoa com Deficiência representa uma preocupação do Judiciário Piauiense com a acessibilidade e a inclusão, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas com dignidade, respeito e igualdade”, destacou.

 

O juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Unidade de Acessibilidade e Inclusão (UACI), Luiz de Moura, ressaltou que a Cartilha está diretamente alinhada com as metas nacionais do CNJ voltadas para a consolidação de um Judiciário mais comprometido com os direitos humanos.

 

“A Cartilha reúne orientações práticas e detalhadas para o atendimento de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Além disso, apresenta conceitos essenciais, fundamentos legais e recomendações sobre comunicação, comportamento e adequação de ambientes, reforçando o compromisso do Judiciário com a promoção do respeito à diversidade”, afirmou o juiz Luiz de Moura.

 

A premiação Selo Linguagem Simples tem como objetivo valorizar iniciativas que tornem a comunicação do Poder Judiciário mais clara e acessível para a população. O reconhecimento à Cartilha reforça o comprometimento do TJPI com a inclusão, a cidadania e o acesso pleno à Justiça por todas as pessoas.

 

Selo Linguagem Simples

 

O Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ, reconhece órgãos do Poder Judiciário que adotam práticas de simplificação da linguagem em suas decisões, comunicações e serviços. A premiação reforça a importância de uma Justiça que se expressa de maneira clara, empática e cidadã, promovendo o entendimento e fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições.

 

Fonte: TJPI


topo