Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRR: Campanha “Luta contra o capacitismo” chega ao fim com destaque para inclusão e acessibilidade

sexta-feira, 14 de novembro de 2025, 13h38

 

Imagem colorida mostra homem branco acessando o instagram do TJRR no computador.
 

Com o carrossel “5 reflexões sobre capacitismo”, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) encerrou em suas redes sociais, a campanha “Luta contra o Capacitismo”, uma iniciativa desenvolvida pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC) e pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), conforme previsto no Plano de Ação Acessibilidade 2025, Ação 13.
 

A campanha teve como objetivo esclarecer o que é o capacitismo, ou seja, a discriminação contra pessoas com deficiência baseada na ideia de inferioridade, e mostrar como é possível combatê-lo nas atitudes, palavras e comportamentos do cotidiano.
 

Ao longo dos últimos meses, foram publicados 20 cards nas redes sociais do TJRR, com mensagens voltadas à conscientização, empatia e respeito, reforçando o compromisso institucional com a promoção de um ambiente cada vez mais acessível e inclusivo.

 

 

De acordo com a chefe do SAINC, Francisca Carvalho, a campanha cumpriu um papel essencial de educação e sensibilização dentro e fora do Tribunal.

“A campanha foi importante para esclarecer o que é o capacitismo e mostrar que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Ao promover a informação, contribuímos para a construção de uma cultura de respeito e inclusão para todos”, destacou.

 

O encerramento da campanha reforça o compromisso do TJRR em construir um Judiciário mais acessível, humano e inclusivo, onde a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade sejam princípios efetivamente praticados no dia a dia.

Confira a Campanha de Conscientização contra o capacitismo no instragram do @Tjroraima

 


 

Acessibilidade

 

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.

 

 

Fonte: TJRR


topo