TJSE implanta tradutor de Libras em seus Portais na Internet
quinta-feira, 15 de abril de 2021, 13h08
Os Portais do Poder Judiciário sergipano na Internet passam a contar, a partir desta quinta-feira, 15/04, com uma ferramenta tradutora para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando as informações do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) acessíveis aos cidadãos com deficiência auditiva. A nova ferramenta de acessibilidade web implementada nos portais do TJSE é um tradutor automático dos textos.
Esta ação integra o projeto “Plataforma de inclusão digital com o Vlibras” e faz parte do Programa de Inclusão Digital do Plano de Gestão para o biênio 2021-2023, comandada pelo Des. Edson Ulisses de Melo.
“A acessibilidade web é sobre inclusão digital, representa a democratização da informação, é tornar a internet e todo conteúdo nela presente disponível e compreensível a qualquer usuário, seja ele portador de alguma deficiência, idosos com dificuldade de leitura, pessoas com baixo nível de escolaridade ou compreensão, entre outros usuários com alguma dificuldade, mas que têm o direito de acesso à informação. Além disso, demonstra o cuidado do Judiciário sergipano com as pessoas, que tem em sua gestão o foco na cidadania e nos direitos fundamentais assegurados na Constituição brasileira”, destacou o Presidente do Poder Judiciário de Sergipe, Des. Edson Ulisses de Melo.
A Acessibilidade nos Portais do TJSE atende às especificações internacionais de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, assim como as leis de Acessibilidade para sites. Além disso, os Portais do TJSE são projetados para serem acessíveis e facilmente utilizados. Neles o usuário pode alterar o contraste de cores no topo das páginas, facilitando o acesso de pessoas com disfunções visuais temporárias ou permanentes.
Os portais também são desenvolvidos com um bom contraste de cores para facilitar a legibilidade. Os navegadores atuais possuem implementações próprias para ajustes do tamanho da letra do texto que podem ser utilizadas nos portais. Para isso, basta usar algumas combinações de teclas, de acordo com o navegador.
“O TJSE vem aprimorando as ferramentas de acessibilidade web nos seus portais e se tornando mais acessível aos cidadãos, seja ele com alguma deficiência ou não, pois os portais são a porta de entrada para o acesso ao Judiciário pela internet”, concluiu a Secretária de Tecnologia do TJSE, Denise Martins Moura Silva.
fonte: TJSE