Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

No Dia Mundial da Alimentação, Fala MDS aborda a erradicação da fome com representantes da FAO e do ministério

terça-feira, 15 de outubro de 2024, 10h50

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. A data busca incentivar a reflexão a respeito do quadro da alimentação mundial a cada ano. Para tratar sobre o tema, a mesa do Fala MDS desta quarta-feira (16.10) tem três convidados especiais. Pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome. E pela Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jorge Meza, representante da instituição no Brasil.

 

 

Este ano o tema da campanha da FAO é: “Direito à alimentação para uma vida e um futuro melhor”. Jorge Meza explica o porquê da escolha. “O importante é garantir que todas as pessoas tenham alimentos suficientes e de qualidade para se alimentar durante toda a vida. Mas agora, uma das preocupações que estão vinculadas ao Dia Mundial da Alimentação é que este sistema alimentar tem muitas imperfeições e temos que corrigi-las”, explicou.

 

Para o representante da FAO, uma das imperfeições é que o sistema alimentar está gerando um impacto ambiental muito grande no planeta. “Precisamos transformar o sistema alimentar para erradicar a fome, para ter segurança alimentar, mas também para viver em um ambiente apropriado e adequado”, completou.

 

Lilian Rahal comenta que é preciso enfrentar a fome com atenção à obesidade e à má nutrição.  “Nós não podemos culpabilizar os indivíduos por um fenômeno que é social. Assim como muitos outros fenômenos sociais, o sobrepeso e a obesidade atingem hoje, de forma mais forte, as populações mais vulneráveis, as populações mais pobres, principalmente mulheres negras das periferias urbanas”, constatou.

 

Fonte: Governo Federal.


topo