O titular do MDS destaca que Aliança Global entrou na fase de implementação
terça-feira, 19 de novembro de 2024, 11h18
Após um ano da presidência do Brasil no G20, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi lançada e agora entra na fase de implementação. Os países, ao apresentarem a declaração de participação, também enviam um plano para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2 e, se for o caso, como podem contribuir com os demais integrantes.
“Os países apresentam seu plano de forma soberana e independente, mas levando em conta propostas como alimentação escolar, qualificação para o emprego e empreendedorismo, prioridade com crianças e gestantes”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em coletiva de imprensa que encerrou o G20 Social, nesta segunda-feira (18.11).
“A novidade é que, a partir de uma discussão com 54 delegações que se somaram aos países do G20, foram apresentadas propostas cientificamente comprovadas como eficientes” completou.
O evento que teve início no dia 14 de novembro foi inovador, na opinião do ministro, porque pela primeira vez o G20 contou com uma grande integração com a sociedade civil. “Isso é muito importante para os passos seguintes”, frisou. O titular do MDS ainda detalhou as negociações para formar a Aliança e ressaltou os esforços do governo brasileiro para que ela se tornasse realidade.