MDS lança painéis de monitoramento do Plano Brasil Sem Fome e da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar
quarta-feira, 27 de novembro de 2024, 16h29
Um panorama detalhado dos principais programas do Governo Federal que integram o Plano Brasil Sem Fome (PBSF) e as informações sobre os graus de insegurança alimentar no país, principalmente a grave, estão à disposição para pesquisa. É o que oferecem dois painéis lançados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nesta terça-feira (26.11), durante a 6ª Reunião Plenária Ordinária de 2024 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
O Painel de Monitoramento Brasil Sem Fome traz um panorama dinâmico dos resultados do Plano de combate à pobreza e à insegurança alimentar no país. A ferramenta digital reúne indicadores dos programas que integram a estratégia, com o objetivo de dar visibilidade e transparência às ações. O monitoramento contínuo das iniciativas permite avaliar os avanços, identificar lacunas e propor correções de rota.
O Plano Brasil Sem Fome é constituído por mais de 80 ações e 100 metas, organizadas em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação saudável: da produção ao consumo e; mobilização para o combate à fome. Pelo painel, é possível verificar os resultados alcançados pelo PBSF em cada um dos eixos.
É possível saber, por exemplo, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) chegou a 2,7 milhões de idosos e a 3,46 milhões de pessoas com deficiência em setembro. Trata-se de uma ação que integra o primeiro eixo do Plano Brasil Sem Fome.
Também dá para checar que o Governo Federal investiu R$ 55,47 milhões no Programa Fomento Rural de janeiro a agosto deste ano, uma iniciativa que integra o segundo eixo. Ou que 1.216 municípios aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), parte da mobilização de combate à fome.
O Painel ainda permite averiguar os principais indicadores nacionais, por estado e por município. O principal indicador de resultado do Plano Brasil Sem Fome é o índice de insegurança alimentar apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizando a metodologia da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia).