Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e CadÚnico lança Relatório Anual
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, 13h32
ARede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único realizou, na última terça-feira (10.12), a última reunião ordinária do ano em Brasília, em clima de celebração. Na ocasião, foi lançado o Relatório Anual das Ações da Rede.
Em 2024, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único intensificou suas ações com foco em aprimorar a gestão do programa e garantir que os benefícios cheguem às famílias mais necessitadas. Através de um conjunto de iniciativas, a Rede combate fraudes, otimiza processos e amplia a participação social na formulação e implementação das políticas públicas.
Em outubro deste ano, a Rede completou seu primeiro ano de existência, consolidando-se como um marco na gestão pública brasileira. Desde sua criação, a iniciativa tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da transparência, combate às fraudes e aprimoramento da eficácia das políticas sociais.
Novo patamar de eficiência
A Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico), composta pelos Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pela Controladoria-Geral da União (CGU), pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República tem como finalidade propor medidas para melhorar a qualidade das informações e a fiscalização do Cadastro e da gestão do Programa Bolsa Família (PBF), além de prevenir fraudes.
O objetivo da Rede é a expansão dos programas sociais para as pessoas que mais precisam, por meio da promoção da transparência e do monitoramento das políticas públicas, consolidando esforços interministeriais para intensificar a fiscalização e a gestão desses programas sociais essenciais para milhões de brasileiros.