Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

UNICEF lança plataforma para apoiar as gestões municipais no fortalecimento da assistência social em situações de emergência

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, 14h43

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de assistência social em todo o país, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a B3 Social, lançou, no dia 03 de fevereiro, a plataforma Adapta SUAS, para avaliação, preparação e ampliação da capacidade de resposta de municípios brasileiros frente a situações de emergência, com atenção especial às necessidades de crianças e adolescentes.

 

 

 

A iniciativa envolve o preenchimento de um formulário que busca identificar o nível de preparação da Assistência Social municipal para responder a emergências. Após o preenchimento, que deve ser realizado preferencialmente pelos gestores municipais da assistência social, é gerado instantaneamente um relatório personalizado para o município, contendo recomendações específicas e links para materiais de apoio como orientações técnicas desenvolvidas em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Isso permite que os municípios avancem no planejamento e na execução de ações voltadas à proteção social dos grupos mais vulneráveis frente a um cenário de eventos extremos e emergências cada vez mais frequente.

 

A criação da ferramenta foi motivada por desafios identificados no apoio técnico que o UNICEF ofereceu em emergências recentes na Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul, além de um diagnóstico realizado pelo UNICEF, que contou com a participação de gestores e trabalhadores da Assistência Social mais de mil municípios brasileiros. A iniciativa visa enfrentar esses desafios, promovendo a preparação da Assistência Social para que responda a emergência de forma eficiente.

 

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social  (Congemas).

 

Fonte: UNICEF Brasil.


topo