Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Lewandowski destaca desafios do crime digital na abertura de feira internacional de defesa e segurança

quarta-feira, 09 de abril de 2025, 13h33

WhatsApp Image 2025-04-01 at 15.27.18.jpeg

Foto: Everton Ubal/MJSP

 

Rio de Janeiro, 01/04/2025 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou, nesta terça-feira (1º), da cerimônia de abertura da 15ª edição da LAAD Defence & Security 2025, considerada uma das maiores feiras de negócios de defesa e segurança pública da América Latina. O evento ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), até sexta-feira (4), e reúne diversas autoridades globais para discutir soluções tecnológicas e promover negócios.

 

Em sua apresentação, Lewandowski destacou a importância da LAAD diante das transformações tecnológicas e seus impactos na segurança pública e na defesa. Ele relembrou as quatro revoluções industriais e como cada uma delas trouxe mudanças não apenas econômicas, mas também políticas e geopolíticas. Segundo o ministro, o mundo vive, hoje, a quarta revolução industrial, marcada pela integração entre o digital e o físico, com inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia e o uso crescente de inovações.

 

Lewandowski alertou que as novas tecnologias já estão sendo apropriadas pelo crime organizado, o que exige um fortalecimento das estratégias de segurança. “Um dos principais desafios globais da segurança pública é o uso da inteligência artificial e da deep web por organizações criminosas", disse. Por isso, o ministro reforçou a necessidade de o Brasil dominar essas novas tecnologias para garantir sua posição estratégica na defesa e na segurança internacional.

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também participou da abertura da feira de segurança pública. “Serão quatro dias de muito trabalho, de muitos negócios, que vão gerar emprego e renda e ajudar a ciência e a defesa da nossa pátria e do povo brasileiro”, disse.

 

Em 2023, a LAAD reuniu 364 marcas expositoras de 44 países, abrangendo 20 segmentos da indústria de defesa e segurança. O evento também recebeu 192 delegações oficiais de 71 nações e atraiu cerca de 36,7 mil visitantes. Para a edição de 2025, a expectativa é ainda maior, com a participação de mais de 400 marcas de 28 países, trazendo o que há de mais avançado em veículos terrestres, aeronaves e helicópteros, armamentos e munições tecnológicos — letais e não letais. Também serão apresentadas soluções para interceptação, captura de imagens, rastreamento, monitoramento, controle de acesso, segurança pessoal, automação, fardamentos e calçados de alta performance.

 

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, ressaltou a importância da LAAD como um espaço estratégico para fortalecer a segurança pública e impulsionar a modernização das forças de defesa. "A LAAD é um ponto de encontro fundamental para governos, instituições e empresas que desenvolvem tecnologias de ponta. Aqui, temos a oportunidade de conhecer inovações que podem transformar a atuação das forças de segurança, tornando-as mais ágeis, eficazes e preparadas para os desafios contemporâneos", afirmou.

 

Sarrubbo também destacou a necessidade de adaptação constante frente aos avanços tecnológicos. "O crime evolui com rapidez, incorporando novas tecnologias à sua dinâmica. Nossa missão é garantir que as forças de segurança tenham acesso a ferramentas de ponta para enfrentar essas ameaças de maneira eficiente e integrada."

 

Categoria

Justiça e Segurança

 

FONTE: MINISTÉRIO DA SEGURANÇA DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA


topo