MPCE: MP do Ceará realizou evento sobre Superendividamento de pessoas idosas
quinta-feira, 18 de abril de 2024, 12h49
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou no dia 18 de abril a III Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O terceiro encontro é aberto ao público e tem como tema o “Superendividamento de Pessoas Idosas”. O evento foi realizado às 9h, no auditório da ESMP/CEAF, localizado na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.
.png)
O encontro tem como objetivo promover a conscientização e o debate sobre os principais desafios financeiros enfrentados por idosos. Na oportunidade, serão fornecidas orientações sobre como evitar superendividamento na melhor idade e garantir a proteção dos direitos financeiros das pessoas idosas e com deficiência. O foco da Jornada é empoderar os participantes e capacitá-los para tomar decisões financeiras mais conscientes que evitem ou deem fim ao ciclo de endividamento excessivo. Além disso, o momento também abrirá espaço para a troca de vivências, visando o fortalecimento da comunidade e promovendo a inclusão e dignidade do público-alvo.
.png)
O promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Pessoa idosa e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, presidirá a mesa do evento. A programação da palestra será composta pela defensora pública Amélia Soares da Rocha; pelo promotor de Justiça Hugo Xerez, que é secretário-executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Decon); e pelo deputado estadual Renato Roseno. Para participar, é necessário se inscrever pela Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF.
Fonte: MPCE