DPE-AC: Defensória Pública do Estado do Acre realiza reunião de alinhamento entre PROCON e Energisa discute proteção dos consumidores contra golpes de boletos falsos
quinta-feira, 02 de maio de 2024, 17h01
A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do defensor público que atua no atendimento especializado ao consumidor, Rodrigo Chaves, realizou reunião de alinhamento com a Diretoria Jurídica da Energisa e Presidência e Diretoria de Fiscalização do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Acre).
.png)
O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 2, na sede administrativa da DPE/AC, com o objetivo de debater e implementar soluções eficazes para mitigar os danos causados por golpes envolvendo boletos falsos e garantir a segurança e proteção dos consumidores, inclusive com a possibilidade de cancelamentos dos débitos oriundos das fraudes. Na ocasião, o diretor jurídico da Energisa, Hiago Moura, apresentou o programa de combate a fraudes da distribuidora. Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos relacionados aos golpes de boletos falsos, incluindo os métodos utilizados pelos criminosos, os prejuízos causados aos consumidores e as medidas preventivas e repressivas que podem ser adotadas para coibir essa prática criminosa.
.png)
A Energisa, concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento em nossa região, se comprometeu a intensificar as campanhas de conscientização e orientação aos consumidores sobre os cuidados a serem tomados para evitar cair em golpes, além de fortalecer os canais de comunicação para facilitar o acesso dos clientes em caso de dúvidas ou suspeitas. Por sua vez, o PROCON, representado pela presidente Alana Albuquerque e pelo diretor de fiscalização John Lynneker, reafirmou seu compromisso em atuar de forma proativa na fiscalização e no combate a práticas abusivas por parte de empresas fornecedoras de serviços, garantindo que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que medidas punitivas sejam aplicadas quando necessário.
O defensor público Rodrigo Chaves, acompanhado de seus assistentes jurídicos, Rômulo Araújo e Mateus Arruda, reafirmou o compromisso da Defensoria Pública, por meio de sua atuação institucional, em oferecer assistência jurídica aos consumidores lesados e atuando na defesa coletiva de interesses difusos e coletivos, sempre em busca de soluções que promovam a justiça social e a proteção dos direitos fundamentais.
Fonte: DPE-AC