MPDFT: Concessionária de energia deverá apresentar plano de manutenção preventiva aos consumidores
terça-feira, 14 de maio de 2024, 12h22
A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e a Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) realizaram reunião com representantes da Neoenergia na terça-feira, 7 de maio. A concessionária deverá apresentar plano de manutenção preventiva do sistema de energia do Distrito Federal, além de relatórios de investimentos em toda a rede subterrânea dos órgãos públicos da capital. O objetivo é evitar falhas no fornecimento de energia, como a que ocorreu nos dias 18 e 19 de abril, na Sede do MPDFT, e que também têm sido frequentes no final da Asa Norte.
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A empresa esclareceu ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) que a suspensão ocorreu devido à manutenção rotineira preventiva no sistema, além de falhas ocorridas nos conectores de energia. O MPDFT quer que a Neoenergia dê atenção especial ao sistema de prevenção e manutenção de energia, especialmente nas sedes dos órgãos públicos. Outro ponto tratado durante a reunião foi a dificuldade de comunicação entre os cidadãos e a Neonergia.
A promotora de Justiça Lívia Cruz destacou que, na região de sua atuação, gestores de diversos órgão públicos se queixam da dificuldade para acessar canais de resolução de problemas junto à Neoenergia. O MPDFT registrou ainda a existência de reclamações de atendimento no Portal Participa DF, entre outros, e que não são encaminhadas à concessionária de energia.
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Com relação ao problema, foi definido que a Neoenergia atuaria junto à Ouvidoria do GDF para que as manifestações encaminhadas pela população através do Portal Participa DF cheguem à concessionária para a efetiva resolução dos casos. A empresa se comprometeu também a realizar reunião com todos os administradores regionais e com a Secretaria de Estado do DF para esclarecer quais os canais de atendimento e a enviar essas informações às Proregs.
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A concessionária apresentou aos representantes do MPDFT como funcionam os fluxos de atendimento ao cidadão e quem são os responsáveis. Ao final, ficou definida a realização de novo encontro, em agosto, para atualização das informações relacionadas à manutenção do fornecimento de energia e à preparação para o período das chuvas.
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Para o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, o saldo do encontro foi bastante positivo: “Acredito que avançamos muito e o cidadão deverá ter cada vez mais uma prestação de serviço efetiva e proativa ao nos anteciparmos a qualquer forma de crise ou vicissitude do sistema”.
Fonte: MPDFT