Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SEDCON e PROCON-RJ promovem palestra contra endividamento

sexta-feira, 30 de agosto de 2024, 17h47

 

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) atuou em mais uma ação para prevenir endividamento de consumidores através de sua Coordenadoria de Defesa do Consumidor da Mulher realizadas, desta vez em parceria com o PROCON-RJ, a convite da Marinha do Brasil. As palestras "Educação Financeira: Gerenciando suas Finanças com Sabedoria e Segurança", ministrada pela Coordenadora da Defesa do Consumidor da Mulher da SEDCON, Veronica Stiepanowez de Oliveira, e "Superendividamento- Tratamento e Prevenção", da advogada, analista e assessora jurídica da presidência do PROCON-RJ, Flavia Lira, aconteceram no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), para oficiais da Marinha, na manhã da terça-feira 27 de agosto.

 

A Coordenadora Veronica Oliveira abriu o evento elencando os princípios fundamentais da educação financeira, forneceu dicas práticas sobre como organizar e controlar os gastos, e destacou a importância de poupar para o futuro. Verônica identificou as principais causas do endividamento e falou sobre as implicações emocionais que podem surgir associadas, citando estratégias para evitar e superar a situação. A Coordenadora enfatizou a necessidade de planejar o orçamento familiar para evitar o endividamento e garantir a estabilidade financeira dos consumidores.

 

Na sequência, Flávia Lira, em sua palestra, explicou o conceito de superendividamento, diferenciando-o do endividamento de risco e da mera inadimplência. A advogada apresentou os fatores que levam a essa condição, como a redução de renda, o desemprego, o descontrole financeiro e a concessão irresponsável de crédito. A analista do PROCON-RJ apresentou métodos de prevenção ao superendividamento refletindo sobre o comportamento e as emoções do consumidor na tomada de decisões financeiras. Abordou os erros mais comuns na utilização de crédito e na contratação de empréstimos consignados que podem desencadear o superendividamento.

 

Flávia Lira também destacou a importância de renegociar dívidas e de se planejar financeiramente para evitar problemas futuros, e recomendou recursos adicionais para o aprofundamento no tema. Ela enfatizou que o procedimento de renegociação de dívidas e o plano de pagamento indicado pelo Código de Defesa do Consumidor são tratamentos administrativos do superendividamento, que auxiliam os consumidores na reestruturação financeira. A SEDCON, ao lado do PROCON-RJ, reafirma seu papel na promoção do bem-estar financeiro da população, proporcionando conhecimento e ferramentas essenciais para a gestão responsável das finanças pessoais, através da educação para o consumo!

 

Fonte: SEDCON-RJ


topo