MPMG: Consumidores atendidos pelo PAS participam de oficina sobre educação financeira no Procon mineiro
segunda-feira, 23 de setembro de 2024, 12h55
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou no dia 19 de setembro, em parceria com a Faculdade Milton Campos, uma oficina de educação financeira para os consumidores do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS). Durante a oficina foram abordados temas e dicas importantes para quem precisa reorganizar a vida financeira.
O estudante de Direito da Faculdade Milton Campos, Richard Nunes, falou sobre orçamento pessoal, juros bancários, compulsividade na hora de comprar, empréstimos consignados, formas de parcelamento e sobre a necessidade de fazer uma reserva para enfrentar períodos de dificuldade financeira. A intenção é despertar uma reflexão e transformar a forma de agir no mercado de consumo. Os consumidores superendividados atendidos pelo PAS têm no mínimo 55% da renda comprometida com débitos compulsórios e renda individual de até três salários mínimos ou familiar de até 4 salários.
Divina Conrado Santos é atendida pelo PAS e participou da oficina de educação financeira. “O banco manda diariamente mensagens no meu celular oferecendo empréstimos, dizendo que basta autorizar que o empréstimo está pronto. Mas eu sempre apago essas mensagens. Para mim, acabou. Não faço mais empréstimos. Agora eu consigo viver com o que recebo e sou muito grata ao Procon-MG. Foi tudo muito bom para mim,” afirma a aposentada.
O programa multidisciplinar é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Faculdade Milton Campos e a Universidade Fumec. Além de acolher e oferecer educação financeira para os consumidores superendividados, o programa também auxilia na renegociação com todos os credores para garantir que o pagamento das dívidas não comprometa o mínimo existencial.
Fonte: MPMG