Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DPE-PR: Defensória Pública do Paraná promove grande mutirão do consumidor com renegociação de dívidas, cobrança indevida e mais

segunda-feira, 18 de novembro de 2024, 16h41

 

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e instituições parceiras realizam, no próximo dia 27, um grande mutirão na área do consumidor, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Totalmente gratuito, o serviço oferecerá orientação jurídica para problemas com produtos ou serviços contratados, renegociação de dívidas e cobranças indevidas, entre outras demandas.

 

O mutirão começa às 9h, e a população pode buscar atendimento, por ordem de chegada, até às 16h. Não há limite de senhas. Entre os serviços parceiros da DPE-PR, o público poderá receber atendimento para renegociar dívidas com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Companhia de Habitação (Cohab) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

 

A equipe da Sanepar também estará à disposição para pedidos de tarifa social de água. Quem desejar registrar reclamações em relação a produtos ou serviços também contará com o serviço do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

 

Basta comparecer na ALEP com os documentos de identificação com foto, comprovante de residência e de renda para receber o atendimento. No dia, a DPE-PR realizará o primeiro atendimento aos(as) consumidores(as) e poderá encaminhar para as equipes parceiras, de acordo com a demanda do(a) usuário(a). O atendimento também incluirá o serviço de intérprete da Língua Brasileira dos Sinais (Libras) para o português e vice-versa.

 

Por parte da Defensoria Pública, o mutirão é realizado pela Assessoria Especial para Descentralização de Atendimento, em parceria com o Núcleo de Defesa do Consumidor.

 

Serviço

 

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná | Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico
Data: 27 de novembro (quarta-feira)
Horário: 09h às 16h

Documentos básicos para o atendimento: 

 

► Documento de identificação pessoal com foto (RG e CPF);

► Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);

► Comprovante de renda (carteira de Trabalho, contracheque, holerite, comprovante de aposentadoria, pensão, benefícios, declaração de imposto de renda, comprovante de recebimento do Bolsa-Família etc).

 

No caso de registro de reclamações com o Procon, a DPE-PR recomenda o cadastro prévio no site consumidor.gov.br.

 

Documentos complementares que podem ser importantes

 

► Contrato do serviço ou produto que será feita a reclamação contra o fornecedor;

► Histórico de empréstimo(s) consignado(s);

► Em demandas de plano de saúde: contrato do plano de saúde, carteira do(a) beneficiário(a) (física ou digital), negativa do plano de saúde, histórico médico da doença e declaração de quitação de débitos anteriores;

► Em demandas sobre veículos: contrato de compra e venda, contrato de financiamento, conversas que comprovem a solicitação de reparo, fotos ou vídeos do veículo;

► Em casos de superendividamento: documentos básicos sobre as dívidas (contratos, extrato de cartão de crédito, carnê de parcelamento) e comprovantes de gastos básicos (água, luz, telefone, gás, alimentação, aluguel, remédios, entre outros);

► Em casos de corte de energia ou água: fatura do débito, aviso de corte e faturas anteriores.

► Outros documentos podem ser conferidos aqui .

 

Fonte: DPE-PR


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