Procon-AM: Fiscais do Procon do Amazonas participam de workshop sobre combate à pirataria
terça-feira, 10 de dezembro de 2024, 16h17
.png)
A equipe de fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) participou, na manhã desta quinta-feira (05/12), de um workshop focado no combate à pirataria, realizado no Hotel Adrianópolis, localizado na zona centro-sul de Manaus. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre os danos causados pela pirataria e os impactos econômicos e sociais desse crime.
A palestra foi conduzida pelo advogado David Nascimento, que esclareceu os impactos negativos dos produtos piratas. Segundo o especialista, a pirataria afeta diretamente diversos setores da economia, prejudica a indústria local e pode representar riscos à saúde dos consumidores.
Durante o workshop, foram discutidos os desafios no combate à pirataria no Brasil, como fatores culturais, a desigualdade socioeconômica, as penas brandas para crimes relacionados à pirataria e o impacto do avanço tecnológico na produção e distribuição de produtos falsificados.
O chefe de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, frisou a importância desse tipo de ação para os fiscais do órgão. “O workshop foi de grande relevância, pois auxilia os fiscais a conduzirem inspeções com mais qualidade e ensina, de maneira prática, os truques que os piratas usam para falsificar os produtos”, destacou.
O palestrante também abordou as características típicas de produtos piratas. “Produtos falsificados costumam ser de baixa qualidade e carecem de informações adequadas. Um exemplo claro são os brinquedos: as caixas de brinquedos originais geralment contêm muito mais informações do que as caixas dos brinquedos falsificados, e em muitos casos, os produtos ilegais sequer possuem embalagem”, explico
O combate à pirataria é uma das prioridades do Procon-AM, e a capacitação dos seus fiscais é fundamental para assegurar que os consumidores possam confiar na qualidade dos produtos adquiridos.
Fonte: Procon-AM