Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov-RJ: Justiça do Rio de Janeiro determina que Unimed Ferj retome imediatamente atendimento à pacientes com câncer após ação da SEDCON e do PROCON-RJ

quarta-feira, 03 de setembro de 2025, 16h48

 

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ obtiveram uma importante vitória na Justiça em defesa de pacientes oncológicos do estado do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (02/09), a Justiça determinou que a Unimed Ferj retome, no prazo de 24 horas, a cobertura integral de atendimento oncológico, incluindo o fornecimento de medicamentos, sob pena de multa de R$1 milhão.

 

A decisão é resultado direto das fiscalizações realizadas ontem (01/09) no centro “Espaço Cuidar Bem”, em Botafogo, onde foram constatadas falhas graves na prestação do serviço, como interrupção de fornecimento de medicamentos, longas filas de espera e ambiente inadequado para pacientes em tratamento contra o câncer.

 

Ontem: fiscalização constatou caos no “Espaço Cuidar Bem”


Na operação conjunta da SEDCON e do PROCON-RJ realizada ontem, foram encontradas graves irregularidades no centro oncológico da Unimed Ferj. Pacientes relataram ausência de medicamentos essenciais, demora de até quatro horas para início de sessões de quimioterapia e dificuldades de comunicação com a unidade. A clínica foi autuada por falhas na prestação de serviços essenciais à saúde.

 

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a relevância da decisão judicial: “O Estado não vai permitir que pacientes oncológicos sejam privados de tratamento vital. A Justiça confirmou a gravidade do que encontramos na fiscalização de ontem e agora determinou que a Unimed Ferj retome o atendimento integral imediatamente, sob pena de multa milionária. Estamos tratando de vidas, e o respeito ao consumidor é inegociável.”


O PROCON-RJ seguirá acompanhando de perto o cumprimento da decisão e monitorando a prestação dos serviços aos pacientes.

 

Fonte: Gov-RJ


topo