Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov-SP: Procon Municipal de Campinas em São Paulo orienta consumidores sobre os cuidados no pós-compra na Black Friday

quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 15h07

 

O Procon Campinas publicou nesta terça-feira, 2 de dezembro, um informativo com orientações sobre os cuidados que o consumidor deve ter no pós-compras da Black Friday. O documento está disponível na página do órgão do consumidor, no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/.

 

“Muitas pessoas aproveitam as ofertas da Black Friday, mas depois identificam problemas como prazos de entrega. Nesses casos, é importante acionar o Procon, para saber como proceder”, disse o diretor do Procon Campinas, Paulo Giglio.   

  

Saiba como proceder nas seguintes situações:   

 

  Recebimento dos produtos;   

  O fornecedor não cumpriu o prazo de entrega informado;   

  Troca de produtos sem defeito;   

  Fornecedor entregou o produto diferente do adquirido; e  

  Desistência da compra.  

  

No caso de troca de produto, segundo Giglio, a orientação é que o consumidor fique atento ao que o estabelecimento tem como regra, sendo ele físico ou virtual, já que a troca de produtos sem defeito é uma faculdade do fornecedor.   

  

O consumidor, em caso de lojas virtuais, pode devolver um produto, em até sete dias, sem nenhuma justificativa. “É o direito do arrependimento. É garantido ao consumidor, dentro deste prazo, fazer a devolução e receber o seu dinheiro de volta”, completou. O prazo, neste caso, começa a ser contado a partir da entrega do produto ou da assinatura do contrato.   

  

Fiscalização  

 

Durante as promoções da Black Friday, o Procon Campinas fiscalizou 139 estabelecimentos, sendo 88 lojas físicas e 51 sites. Foram lavrados 67 autos de infração e atendidas quatro denúncias.   

  

Entre as irregularidades constatadas estão: 

 

📌 Ausência de cartazes de  Atendimento prioritário  e PROCON  

📌 Informação inadequada / ausente, inclusive na afixação de preço  

📌 Publicidade enganosa  

📌 Sites - Ausência de dados da empresa (Nome Empresarial ou Inscrição CNPJ)  

📌 Sites – Ausência de Informação sobre o direito de arrependimento. 

  

Já as reclamações e denúncias foram com relação à limitação de venda por CPF, descumprimento de oferta, divergências de preços e aumento de preço dias antes da promoção.  

  

Reclamações ou Denúncias   

 

Reclamações e denúncias podem ser feitas nos postos presenciais do Procon ou pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/ . 

 

Fonte: Gov-SP


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