Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TRE-MT amplia alcance da Academia de Liderança e cria trilha específica para os cartórios eleitorais

por Andréa Martins Oliveira

quinta-feira, 02 de setembro de 2021, 12h54

Com a iniciativa, o TRE quer ofertar nos servidores dos cartórios, o aprimoramento de suas habilidades, competências e atitudes necessárias a boa performance na prestação de serviços
 

TRE-MT ACADEMIA DE LIDERANÇA


A Academia de Liderança, Programa de Educação Corporativa do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso implantado em 2019 e que foi um sucesso na formação e treinamento de servidores para o exercício da liderança, ampliará seu alcance. A iniciativa ganhou uma versão específica para os servidores dos cartórios eleitorais. Eles, que são responsáveis por planejar e executar importantes etapas do processo eleitoral, participarão de nove módulos de treinamento com foco no aprimoramento de competências, habilidades e adaptação à nova realidade de prestação de serviços imposta pela Pandemia da COVID-19.

O lançamento da Academia de Liderança – Cartórios Eleitorais foi realizado virtualmente na manhã desta quarta-feira (01/09) e contou com a participação de servidores e autoridades do Tribunal.

“Temos servidores que são líderes natos, mas temos muitos servidores que possuem o potencial para se tornarem grandes líderes, só que desconhecem essa capacidade. São introvertidas e precisam de estímulos, de incentivos. E é isso que estamos buscando com essa versão da Academia de Liderança. Essa capacitação será benéfica para todos os servidores que laboram nos cartórios, exercendo cargos de liderança ou não. A colheita dessa capacitação não é feita somente pelo servidor, mas pela sociedade, pois há um reflexo na melhoria da prestação dos serviços públicos. Então, espero que todos possam aproveitar efetivamente essa oportunidade”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

A capacitação contemplará o treinamento em nove módulos: Liderança e Gestão de Pessoas; Gestão de Processos; Boas práticas na Gestão de Agentes Honoríficos, que são os auxiliares do processo eleitoral no dia da eleição; Hierarquia e Responsabilização; Media Training, relacionamento com veículos de imprensa; Liderança Ética e Integridade no Setor Público; Riscos Específicos das Eleições; Planejamento e Gestão de Tempo; e Mudanças Disruptivas.

Os módulos serão ministrados por instrutores internos, no caso servidores com qualificação para a temática e, externos, oriundos de parcerias com outros órgãos públicos e contratações. Serão duas turmas, sendo uma específica para os chefes de cartórios com 60 vagas e outra, para os demais servidores efetivos e requisitados, com 120 vagas. As aulas serão ministradas virtualmente e ao vivo e acontecerão nos meses de setembro, outubro e novembro.

“Desejo êxito neste programa. Observando as disciplinas que serão ministradas, e bem ainda o trabalho desenvolvido pelos servidores dos cartórios eleitorais, é indiscutível a importância e adequação desse treinamento para a realidade cartorária. Assim, parabenizo aos organizadores desse evento que foi concebido pensando na busca pelo aperfeiçoamento constante das competências, habilidades e atitudes necessárias à boa liderança e à boa performance no âmbito das zonas eleitorais.  Sabemos que as Eleições do ano que vem não serão fáceis! Esse é o cenário que se desenha. Mas rogo a todos vocês que nos mantemos unidos para que vençamos, mais uma vez, essa batalha”, destacou a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Nilza Maria Pôssas de Carvalho.

O projeto Academia de Liderança foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE tendo os seguintes objetivos: implantar um modelo de educação corporativa e valorizar os instrutores internos; Aperfeiçoar as competências necessárias à boa liderança organizacional e à melhoria do desempenho; Habilitar servidores a exercer a liderança em diferentes contextos e posições, facilitando o processo sucessório; Melhorar o alinhamento da liderança organizacional com a estratégia do órgão; e Fomentar a sinergia e o aprendizado organizacional a partir de contextos e cenários reais. A iniciativa foi destaque no 3º Desenvolve JE, evento da área de Desenvolvimento da Justiça Eleitoral Brasileira.


Fonte: TRE/MT


topo