Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

A importância da liderança no desenvolvimento da saúde mental

terça-feira, 21 de março de 2023, 12h37

Eliandro Araújo, da Divisão Psicossocial do TJMA, aborda os aspectos que favorecem a saúde mental de trabalhadores(as)
 

Card horizontal da campanha Saúde no Judiciário do TJMA. Sobre fundo predominantemente verde, com moldura mais clara e área de representação mais escura, palavras Saúde no, em branco, Judiciário, em azul. À direita, dentro de semicírculo, representação de uma mão aberta. Sobre ela, solto, desenho figurado de coração vermelho, com representação de linha de batimentos branca à frente dele. Ao lado esquerdo das figuras, ícones em marca d'água, representando estetoscópio, cérebro, dente e ficha de paciente. No canto inferior direito, em base azul, logomarca do TJMA e marcas d'água de redes sociais do Tribunal.


Saúde no Judiciário é uma campanha do Poder Judiciário do Maranhão de esclarecimento, voltada a servidores, servidoras, magistrados, magistradas e à população em geral

 

O tema desta semana da campanha Saúde no Judiciário, do Tribunal de Justiça do Maranhão, é a importância da liderança no desenvolvimento da saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras. O psicólogo e analista judiciário Eliandro Rômulo Cruz Araújo, da Divisão Psicossocial do TJMA, é quem explica o papel do líder nesse contexto.


“Atualmente, a saúde mental tem sido uma questão importante para se trabalhar nas organizações públicas, uma vez que afeta a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. É papel do líder de uma organização prevenir a ocorrência de problemas de saúde mental no ambiente de trabalho, pois o líder é o responsável por estabelecer a cultura organizacional e influenciar o comportamento dos membros da equipe”, esclarece Eliandro Araújo.


Segundo o psicólogo, um dos principais papéis do(a) líder é promover um ambiente de trabalho saudável e positivo. Isso pode ser alcançado por meio de práticas que incentivem a comunicação aberta, o respeito mútuo e a cooperação entre os membros da equipe. Os(as) líderes também devem ser exemplos de comportamentos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, a busca por uma alimentação equilibrada e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.


Tão importante quanto produzir, ter resultados e atingir metas – prossegue o profissional – tem sido também observar momentos para pausar, tirar férias e se recuperar do desgaste provocado pelas atividades profissionais. “O estresse é matemático, se eu desgasto, necessariamente eu preciso recuperar”. “Se nós fazemos isso com o aparelho celular quando acaba a bateria, porque resistimos tanto em recuperar as nossas energias laborativas?”, questiona. Nesse sentido, diz, a liderança tem um papel fundamental na recuperação dos seus liderados. 


“Outra estratégia importante para prevenir problemas de saúde mental no ambiente de trabalho é oferecer treinamentos e programas de bem-estar. Isso pode incluir sessões de meditação, aulas de yoga, psicoterapia, palestras sobre gerenciamento de estresse e outras iniciativas que promovam o equilíbrio emocional e a qualidade de vida dos funcionários”, sugere.


De acordo com o psicólogo, os(as) líderes também devem estar atentos aos sinais de estresse e ansiedade em seus funcionários. Isso pode incluir mudanças de comportamento, como aumento da irritabilidade, diminuição da produtividade e dificuldade em lidar com prazos e pressões. Quando identificam tais sinais, os(as) líderes devem oferecer suporte aos(às) funcionários(as), como aconselhamento e encaminhamento para profissionais de saúde mental.


“Por fim, o papel do líder na prevenção da saúde mental de trabalhadores é crucial para a criação de um ambiente de trabalho saudável, produtivo e positivo onde os funcionários se sintam valorizados e apoiados pela organização”, conclui Eliandro Araújo.

Fonte: TJMA


topo