Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
quarta-feira, 05 de novembro de 2025, 14h11
.png)
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá, neste domingo (2.11). Essa foi a 13ª realizada pelo Estado neste ano, igualando ao total alcançado em 2024.
O procedimento teve início às 10h28 e terminou às 14h22, com a captação de um fígado, dois rins e uma córnea.
“Esta foi a primeira captação de múltiplos órgãos em que a equipe captadora é de Mato Grosso, tanto para a retirada de órgãos quanto de córneas. Esse é um feito a se comemorar pelo ineditismo e pelos avanços perceptíveis em nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Além da Central Estadual de Transplantes (CET), também participou da ação o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Já a equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá.
Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, é preciso reconhecer o empenho de todos os profissionais envolvidos e também a solidariedade de uma família enlutada, que consentiu com a realização da captação de órgãos para salvar vidas.
“A Secretaria tem investido na capacitação de profissionais das unidades captadoras para a conscientização e ampliação do transplante. Neste ano, nas 13 captações de múltiplos órgãos realizadas, a Central captou 20 rins, nove fígados e um coração”, explicou Fabiana.
Conforme a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, com este ato de amor será possível contemplar quatro pacientes que aguardam por um transplante.