Interesse Público: MPF quer garantir acesso à saúde para pessoas em situação de rua
segunda-feira, 30 de novembro de 2020, 10h17
Edição inédita do programa também fala do Novembro Azul e traz uma entrevista sobre câncer de próstata – confira nesta sexta-feira (27), às 20h, na TV Justiça
Cerca de 220 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério da Economia. A vulnerabilidade torna ainda mais difícil a garantia de direitos básicos, como educação e saúde. Em Uberlândia, Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF), cobra a reativação de um projeto chamado Consultório na Rua, que levava atendimento especializado em saúde a essas pessoas. O MPF defende que, especialmente em um contexto de pandemia, a paralisação desse serviço as deixa em uma situação de ainda maior vulnerabilidade.
Nesta edição, o IP fala também sobre a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção do câncer de próstata. Em entrevista, o urologista José Henrique Mezzeth Filippi aborda os sinais de alerta, diagnóstico e tratamento da doença.
Em Pernambuco, o MPF quer transparência na utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate à covid-19. Já no Pará, o assunto é a demarcação de terras indígenas da etnia Truaru. Veja também: foi pedida suspensão de um vestibular que seria realizado pela internet.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. É transmitido pela TV Câmara, aos sábados, às 20h30, e aos domingos às 11h30.
O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.
Fonte: MPF