“Agir salva vidas!” – MPSE apoia Campanha Setembro Amarelo
quinta-feira, 02 de setembro de 2021, 16h41

O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Infância e da Adolescência (CAOpIA), está apoiando a Campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. A Organização Mundial da Saúde instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data deu origem ao movimento Setembro Amarelo e no Brasil as ações foram iniciadas em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O tema de 2021 da Campanha escolhido pela ABP e o CFM é “Agir Salva Vidas!”.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no país e mais de 1 milhão no mundo, sendo a incidência ainda maior entre os jovens. No Brasil, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens com idades entre 15 e 29 anos. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Projeto Vida – Valorize, Preserve
O MPSE, através do CAOpIA, desenvolve o Projeto “Vida – Valorize, Preserve – O Ministério Público e a sociedade pela preservação da vida”. O objetivo é promover, em parceria com órgãos públicos, sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs) e população em geral, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização, prevenção e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde e para o surgimento de estratégias de cuidado integral da população na perspectiva do trabalho em rede.
“Inicialmente, em nome dos princípios constitucionais previstos nos Arts. 226 e 227, da Constituição Federal, especialmente os da Proteção Especial, Integral e Prioritária, o Projeto Vida tem o foco na demanda de crianças, adolescentes e suas famílias, podendo ser aderido por outros Centros de Apoio e órgãos do MPSE, em parceria e colaboração”, destacou a Promotora de Justiça e Diretora do CAOpIA, Talita Cunegundes Fernandes da Silva.
Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.
Os contatos com o CVV são feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.
Em Sergipe, o CVV atua há 15 anos e é reconhecido por Lei Estadual e por Lei Municipal (Aracaju). Para ser voluntário é preciso fazer uma pré-inscrição por meio do número (79) 99945-0506 e cumprir um plantão de quatro horas semanais.
Webinário
Para reforçar a campanha abraçada pelos diversos seguimentos da sociedade, o MPSE, por intermédio do CAOp da Infância e Adolescência e da Escola Superior, promoverá, no dia 10 de setembro, a partir das 9h, o Webinário “Setembro Amarelo: Saúde Emocional Infanto-Juvenil em Tempos de Pandemia”. O evento virtual será transmitido pelo canal do MPSE no YouTube e contará com a palestra do Psiquiatra Fellipe Matos Melo Campos.
Com informações do site www.setembroamarelo.com e www.cvv.org.br
_______________________
Núcleo de Comunicação