Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMG Criança Abriga recebe doação de livros

sexta-feira, 08 de outubro de 2021, 17h57

A ação, às vésperas do Dia das Crianças, marca campanha realizada pelo Núcleo de Voluntariado do TJMG

 

not3---doacao-de-livros--08.10.21_.jpg

Menores do TJ Criança Abriga foram surpreendidos com livros e presentes (Crédito: Divulgação/TJMG)

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Núcleo de Voluntariado, realizada, até o dia 20 de outubro, a "Campanha de Doação de Livros – Doe livros: Eles Melhoram o Mundo", destinada a asilos, abrigos e creches. 

 

Para marcar a iniciativa às vésperas do Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro –, a coordenadora do Núcleo, a desembargadora Maria Luiza de Marilac, representando grupo de magistrados e servidores, fez uma doação, nesta sexta-feira (8/10), ao TJ Criança Abriga, entidade de acolhimento provisório.

 

A desembargadora Maria Luiza de Marilac elogiou a iniciativa do TJ Criança Abriga, que "apoia os menores em um dos momentos mais importantes para a formação de suas vidas". Segundo ela , “é um grande trabalho, feito com muito amor, que começou por meio de uma iniciativa de servidores. Saio daqui com o mesmo sentimento de alegria e carinho demonstrado pelas crianças”.

 

A magistrada levou ainda uma caixa de bombons para cada uma crianças atualmente abrigadas, e mais seis livros infantis da editora Aletria. 

 

Acompanhando as obras, a servidora aposentada Rosana Mont'Alverne doou o conjunto de seis “Monstrinhos das Cores” de pelúcia (personagens dos livros “O Monstro das Cores” e “O Monstro das Cores Também vai à Escola”, da editora Aletria).

 

not2---doacao-de-livros--08.10.21_.jpg

Livros estimulam as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, medo e calma, através de cores (Crédito: Divulgação/TJMG)

 

As narrativas desses livros estimulam as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, por meio de cores.

 

Também estiveram no TJ Criança Abriga, acompanhando a desembargadora Maria Luiza de Marilac, o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Rodrigo Martins Faria; a  coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humano-Sociais (Nudhs) da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Marília Miranda de Almeida; a servidora aposentada do TJMG, atualmente instrutora da Ejef, e coordenadora do curso de Formação de Contadores de Histórias do Projeto Caminhos e Contos: a Ressocialização pela Palavra, Rosana Mont'Alverne; a assessora da Ejef, Valéria Valle Vianna, e o integrante do Núcleo de Voluntariado do TJMG, Fabrício Sousa Gomes.

 

O abrigo

 

O TJ Criança Abriga é uma instituição que acolhe provisoriamente crianças entre 3 e 6 anos, em condições de vulnerabilidade, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude de Belo Horizonte após denúncias de maus-tratos praticados pela família. 

 

No abrigo, elas permanecem até que a Justiça determine se poderão regressar para suas famílias biológicas ou se serão encaminhadas para adoção.

 

A unidade está localizada na Rua Maria Felipe de Araújo, 75, bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte.

 

Atualmente, o abrigo conta com seis crianças, sendo quatro meninas e dois meninos. Todos estão matriculados em escolas públicas da região. No abrigo, que tem amplos quartos, sala de TV, refeitório, salas com brinquedos, as crianças recebem alimentação em tempo integral. Além das doações voluntárias, o TJ Criança Abriga recebe subsídios da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

 

not2---doacao-de-livros--08.10.21_.jpg

O servidor Fabrício Sousa, a servidora Marília Miranda, a desembargadora Maria Luiza de Marilac, o juiz Rodrigo Martins Faria; e, agachadas, as servidoras Valéria Vianna e Rosana Mont'Alverne (Crédito: Divulgação/TJMG)

 

Doações

 

Ser um voluntário do TJ Criança Abriga é simples. Servidores do TJMG podem autorizar desconto em folha de pagamento. Basta enviar um e-mail para tjcrianca@tjcriancaabriga.org.br, informando nome, matrícula no TJMG, CPF e setor.

 

Demais voluntários podem doar por meio de depósito em conta corrente no Banco do Brasil (agência 1584-9 e conta 27733-9). Informações podem ser obtidas pelo telefone 31-3461-5868 ou pelo mesmo e-mail: tjcrianca@tjcriancaabriga.org.br

 

Livros

 

Em relação à campanha "Doe livros: Eles Melhoram o Mundo", que vai até o dia 20/10, são os seguintes os locais para doação:

* Sede - Av. Afonso Pena, 4.001, Serra

* Fórum Raja - Av. Raja Gabáglia, 1.753 - Luxemburgo

* Ed. Mirafiori (19º andar) Rua dos Guajajaras, 40 - Centro

* Ed. Liberdade - Rua Gonçalves Dias, 1.260, Funcionários

* Corregedoria - R. Goiás, 253, Centro

* Fórum Lafayette - Av. Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto

Juizado Especial Cível e da Fazenda - Av. Francisco Sales, 1.446, Santa Efigênia

* Anexo I - Rua Goiás, 229, Centro

* COPAT - Rua Sócrates Alvim, 10 - Camargos 

 

 

 

Fonte: TJMG


topo