Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Perguntas da semana tratam de temas relacionados à infância e juventude

quarta-feira, 16 de julho de 2025, 12h52

Nesta edição, também como parte das comemorações pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, completados em 13 de julho, o MP Responde traz perguntas relacionadas à área da infância e juventude e que estão diretamente ligadas às previsões do ECA. As dúvidas são respondidas pela promotora de Justiça Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Ministério Público do Paraná. Confira:

 

- Por que é importante garantir às crianças e adolescentes acesso a direitos fundamentais, especialmente na primeira infância?

 

- Por que adolescentes que cometem atos infracionais não podem ser julgados como um adulto?

 

Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração, nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

 

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: mpnoradio@mppr.mp.br ou o telefone (41) 3250-4469.

 

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify e Apple.

 

Edições anteriores:

 

- O Ministério Público investiga casos de uso de recursos públicos para gastos pessoais?

- O servidor público que usa maquinário do Município para fins particulares está cometendo algum crime?

- Uma funcionária da escola da minha filha costuma ridicularizar alguns alunos, em tom de “brincadeira”, inclusive na frente de outras pessoas. Isso pode caracterizar crime?

- Descobri que na festa junina da escola do meu filho houve venda de bebida alcoólica para adolescentes. Isso é crime? Posso denunciar?

- O tutor que não leva seus animas de estimação no veterinário alegando falta de dinheiro está cometendo crime de maus-tratos?

- Como e a quem posso noticiar um caso de maus-tratos contra animais?

 

MP Responde

Todas as edições

 

FONTE: MPPR


topo