Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GOV: Governo federal realiza reunião interministerial para retomar o Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 14h11

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), participou, nesta terça-feira (2), de uma reunião interministerial para discutir a reativação do Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.

 

A iniciativa teve o objetivo de estreitar o diálogo intersetorial e alinhar esforços para a construção e ampliação de redes de atenção psicossocial voltadas ao público infantojuvenil. O retorno do Fórum está previsto para acontecer em cinco encontros regionais e uma fase nacional, com previsão de início para janeiro de 2026.

 

O encontro contou com a presença de representantes da pasta, do Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Ministério da Igualdade Racial (MPI), Ministério da Cultura (MinC) e Ministério do Esporte.

 

Fábio Meirelles, secretário substituto da SNDCA, ressaltou a relevância do evento. “A retomada do Fórum é de extrema relevância no contexto contemporâneo, no qual a saúde mental torna-se cada vez mais central para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, exigindo cuidados e esforços coordenados e intersetoriais”, afirmou.

 

Atuação estratégica

 

A SNDCA tem o papel de contribuir para o debate coletivo e intersetorial, pautando a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nas ações desenvolvidas e propostas debatidas.

 

Em articulação com a Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão colegiado vinculado ao MDHC, a SNDCA pretende corroborar para que o protagonismo infantojuvenil seja valorizado na décima edição do Fórum, reforçando a importância da participação qualificada dos adolescentes.

 

FONTE: GOV


topo