MPAC: Acrelândia: MPAC promove oficina visando prevenção ao abuso sexual infantil
terça-feira, 10 de março de 2020, 12h09
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Acrelândia e o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), promoveu nesta segunda-feira, 9, a primeira oficina para a rede de proteção do município, visando à prevenção do abuso sexual infantil.
Proposta pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, a capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação conjunta e dialogada dos órgãos que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes no município.
Estiveram presentes na oficina profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Polícia Civil e da Polícia Militar. Como facilitadoras estiveram a assessora jurídica Otília Amorim, a assistente social Fernanda Lima e a psicóloga Marian Brilhante, que integram o CAV.
A atividade abordou teoria e prática, com discussão sobre violência sexual, exposição da experiência de atuação do CAV em outros municípios e abordagem de estudos de casos, para que os participantes identificassem problemas e apontassem soluções, fortalecendo a interlocução entre toda a rede.
Segundo o promotor, o maior objetivo foi intensificar a prevenção, arquitetando um fluxograma de atendimento para as vítimas e fortalecendo as portas de entradas para que o Conselho Tutelar possa receber mais denúncias, inclusive por parte dos setores da educação e da saúde, por meio de fichas de notificações.
“Sabemos que ainda há muito a evoluir, mas certamente hoje demos mais um passo importante rumo ao avanço na prevenção de abusos sexuais. Para mim, o maior prêmio foi ouvir de alguns gestores que realizamos um sonho de realizar uma oficina, com toda a rede de proteção reunida”, comenta.
Projeto Ecos do Silêncio
Sensibilizado com os casos de suicídio e automutilações no município, o promotor de Justiça idealizou, em colaboração com a gestora Regina Gonçalves da Silva, o projeto social intitulado “Ecos do Silêncio”.
O projeto é inspirado em uma importante obra literária e visa, de forma inovadora, prevenir o abuso sexual infantil e, ao mesmo, evitar problemas de saúde mental no público infanto- juvenil, com dezenas de providências concretas, que vão desde a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) até o envolvimento do cartório de registro.
Agência de Notícias do MPAC – Com informações da Promotoria de Acrelândia
Fonte: www.mpac.mp.br