Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRS: Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas produzem máscaras para auxiliar no combate ao Coronavírus

quarta-feira, 08 de abril de 2020, 17h39

Jovem aprende a fazer máscara com instrutora que demonstra na máquina de costura como fazer

                                                                         Adolescentes internados aprenderam a costurar máscaras e produziram mil itens para uso por integrantes da FASE e familiares Créditos: Jessica Britto/Ascom FASE


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) realizou nesta quarta-feira, 8/4, a entrega de máscaras para profissionais que atuam nas unidades de Porto Alegre e para os parentes dos jovens. No entanto, o projeto pode ser ampliado para atender outros setores da sociedade. Em reunião por teleconferência nesta tarde, o Juiz Charles Maciel Bittencourt, do 3º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, parabenizou a iniciativa da FASE e disse que está em tratativas com uma empresa privada que tem intenção de doar matéria-prima para auxiliar no trabalho.


"Esta é uma grande oportunidade de ressocialização dos jovens, algo que todos queremos. Eles têm a chance de ajudar a sociedade. É um ato de cidadania", frisou o magistrado. Ele também lembrou que a maioria das famílias desses adolescentes não tem condições financeiras de adquirir máscaras e outros itens de higienização.

 

monitor mostra reunião virtual com integrantes da FASE e do sistema de Justiça

Em reunião virtual, Juiz parabenizou iniciativa e informou que está em tratativas com empresa privada para doação de matéria-prima para o trabalho prosseguir Créditos: Divulgação


Também participaram da reunião virtual o Presidente da FASE, Farelo Almeida, a diretoria da Fundação, o Promotor de Justiça Rogério Roque Willer e o Defensor Público Estevam Krieger Bento da Silva e a imprensa do Tribunal de Justiça.


Em todo estado, 10 unidades estão participando do projeto. A intenção dos coordenadores é confeccionar mil máscaras por semana, chegando a cinco mil unidades até o fim de abril.


 

Secretário Paladini entregou primeira máscara

Secretário Paladini entregou primeira máscara para mãe de adolescenteCréditos: Divulgação

 


A primeira máscara doada foi entregue à mãe de um dos jovens pelo Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Catarina Paladini. As demais foram entregues para a Fundação de Proteção Especial e para o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, vinculado à SJCDH.
 

Desde 16/3, quando começou o isolamento social, 230 adolescentes estão em semiliberdade ou em visita domiciliar estendida em todo estado. O Juiz Charles Bittencourt afirmou que não foram registradas reincidências até agora. "Em Porto Alegre, são 28 em semiliberdade e 60 que já estavam em visita domiciliar quando foi decretada a pandemia e tiveram o benefício estendido", segundo o magistrado.


Fonte: www.tjrs.jus.br

 


topo