Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

POLO DE RONDONÓPOLIS

Comitê se reúne com promotores para falar sobre Planejamento Estratégico

por CLÊNIA GORETH

segunda-feira, 30 de agosto de 2021, 17h21



O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso iniciou nesta segunda-feira (30), pelo polo de Rondonópolis, a série de reuniões sobre o Planejamento Estratégico Institucional. Na abertura, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, falou sobre os avanços obtidos e ressaltou a importância da organicidade da instituição na execução do planejamento.

Segundo ele, será apresentada ao Colégio de Procuradores de Justiça proposta de mudanças no paradigma da meritocracia na instituição. “Será levado para apreciação dos procuradores de Justiça uma nova forma de remoções e promoções dos membros, baseada em critérios qualitativos e não apenas quantitativos. A adesão ao Planejamento Estratégico será um importante critério para avaliação”, afirmou.

A promotora de Justiça auxiliar da Corregedoria-Geral do MP, Regilaine Magali Crepaldi, destacou que nas correições, o cumprimento à adesão do planejamento tem sido uma das maneiras de aferir o trabalho dos promotores de Justiça. Afirmou ainda que uma pesquisa realizada recentemente entre os promotores de Justiça revelou que muitos ainda têm dúvidas sobre o planejamento, em especial sobre a forma de dar cumprimento a uma macroação, por exemplo.

O titular da Procuradoria Especializada do Patrimônio Público, procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, enfatizou a importância de se trabalhar o planejamento estratégico com visão de envolvimento coletivo. “Com essas reuniões, o Comitê de Gestão Estratégica pretende valorizar o planejamento estratégico, mas não de maneira correcional. É preciso ter interatividade e avançar naquilo que temos como prioridade, mas se não houver impacto social, não fará sentido”, destacou.

O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente, destacou a necessidade de o Ministério Público estar cada vez mais próximo dos conselhos gestores, de Direitos e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. “É de suma importância a aproximação com a sociedade e o poder público local. É necessário envolvermos, facilitarmos, motivarmos e dialogarmos para que juntos com a sociedade possamos traçar o melhor caminho do planejamento, de acordo com a realidade de cada município”, observou.

Para o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, o compromisso social na execução do Planejamento Estratégico é fundamental para obtenção de resultados. Ele ressaltou o trabalho de integração entre os Centros de Apoio e as Especializadas e citou como exemplo a parceria da Especializada Ambiental com o Centro de Apoio da Execução Ambiental.

O promotor de Justiça Wesley Sanches Lacerda, que na reunião falou sobre a Especializada Criminal, apresentou os objetivos estratégicos na área criminal e também reforçou o trabalho conjunto com os Centros de Apoio. Abordou ainda as metas estipuladas e os índices de cumprimento.

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo