arquivo(s) anexado(s)
MUNDO IMAGINAL
Promotora defende TCC de Filosofia sobre vazio existencial na UFMT

por JULIA MUNHOZ
terça-feira, 23 de setembro de 2025, 17h05
Ouça:
A Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Lindinalva Correia Rodrigues, defende seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta quarta-feira (24). A sessão pública ocorrerá na Sala 01 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), às 15 horas (horário local).
Intitulado “Do vazio de sentido ao mundo imaginal”, o trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor doutor Walter Gomide do Nascimento Junior e realiza uma profunda investigação filosófica que conecta temas antigos e contemporâneos para analisar a sociedade atual.
A pesquisa é estruturada em quatro capítulos. No primeiro, a autora aborda o “desencantamento do mundo” e a “desmagificação da religião”, conceitos fundamentais de Max Weber e Ernst Troeltsch, debatidos posteriormente por pensadores da Escola de Frankfurt, como Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
O segundo capítulo discorre sobre o culto ao trabalho na era das urgências, analisando a figura do “último homem” de Friedrich Nietzsche. Neste contexto, a pesquisa explora a tese de Walter Benjamin de que o desencantamento weberiano gerou, paradoxalmente, um “novo encantamento” sob a lógica do trabalho capitalista e sua racionalização econômica.
A análise prossegue, no terceiro capítulo, com uma reflexão sobre o consumismo e o vazio existencial. A autora recorre a Zygmunt Bauman para discutir como a identidade é construída e desfeita incessantemente pelo consumo, criando novas formas de fetichismo. O capítulo também incorpora as críticas de Byung-Chul Han ao cansaço e à apatia do indivíduo contemporâneo, as pesquisas de Andrew Solomon sobre depressão e as observações de Gilles Lipovetsky sobre a “felicidade paradoxal” na sociedade de hiperconsumo.
Por fim, o quarto capítulo, intitulado “Mundo Imaginal e o Reencantamento do Mundo”, oferece uma perspectiva de superação do vazio. Partindo da crítica de Martin Heidegger à técnica moderna, a pesquisa apresenta o conceito de “mundo imaginal” de Henry Corbin. A conclusão aponta para a possibilidade de um reencantamento do mundo, ideia explorada pelo filósofo brasileiro e orientador do trabalho, Walter Gomide, coautor da “Ética Quântica Transreal”, que articula a “Matemática Transreal” com o “Mundo Imaginal”.
A defesa pública do trabalho é aberta a todos os interessados.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

