Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TRABALHO ACADÊMICO

Pesquisa filosófica sobre reencantamento do mundo é destaque

por JULIA MUNHOZ

quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 13h03

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Lindinalva Correia Rodrigues, foi aprovada com nota máxima em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A defesa pública ocorreu nesta quarta-feira (24), e contou com a presença de professores, colegas e familiares. 

 

Intitulado “Do vazio de sentido ao mundo imaginal”, o trabalho foi orientado pelo professor doutor Walter Gomide do Nascimento Junior e propõe uma profunda reflexão sobre os dilemas existenciais da sociedade contemporânea. A pesquisa percorre temas como o desencantamento do mundo, o culto ao trabalho, o consumismo e a possibilidade de reencantamento por meio da filosofia imaginal. 

 

A estrutura do TCC é dividida em quatro capítulos, que dialogam com pensadores clássicos e contemporâneos como Max Weber, Nietzsche, Zygmunt Bauman, Byung-Chul Han, Heidegger e Henry Corbin, além de incorporar a proposta da Ética Quântica Transreal, desenvolvida pelo orientador. 

 

Segundo Lindinalva, a escolha do tema foi motivada por inquietações pessoais e profissionais diante da lógica acelerada e hiperconectada da vida moderna.  “Nascemos para morrer. Seguindo dia após dia mais perto desta realidade inexorável, razão pela qual afirmo que a filosofia me salvou. Ela não me salvou do mundo, que segue seu curso plenamente com, ou sem, a minha existência, ela me salvou de mim, mostrando-me a pequenez do que eu tinha antes como triunfos, jogando em minha cara a ignorância indisfarçável que sempre me devorou, neste moinho de gente chamado de vida”, destacou a promotora. 

 

A promotora também ressaltou que o estudo filosófico permitiu uma reconexão com o sentido da existência. “Agora por onde eu for, todos os filósofos e filósofas que conheci e ainda conhecerei estarão comigo, não sigo mais de mãos dadas só com a morte, pois esses pensadores e pensadoras me acompanham, neste mundo de possibilidades, onde só o conhecimento nos justifica. Para os que ainda perguntam: “A filosofia serve para quê?”. Eu tenho a minha resposta: A filosofia serve para tudo”, ressaltou Lindinalva Correia Rodrigues. 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo