HOMENAGEM
Promotora e equipe do Caliandra recebem honrarias da ALMT
(1).jpg)
por LUCIENE OLIVEIRA
quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 10h52
A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra e integrantes de sua equipe técnica foram homenageadas na noite de segunda-feira (01/12) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante sessão especial proposta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil). A cerimônia concedeu Títulos de Cidadão Mato-grossense, Comendas, Moções de Aplauso e Moções de Louvor a dezenas de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado em diversas áreas.
Claire Vogel Dutra recebeu o Título de Cidadã Mato-grossense, assim como três servidoras do Espaço Caliandra. Outras três profissionais do Núcleo das Promotorias e do gabinete da promotora foram reconhecidas com Moções de Aplauso pelos serviços prestados no enfrentamento da violência doméstica e familiar.
Natural de Porto União (SC), Claire atua há 20 anos como promotora de Justiça em Mato Grosso, onde casou-se e nasceram seus três filhos. Ela destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho dedicado ao estado que a acolheu. “É muito importante receber essa honraria. Ter o reconhecimento da Assembleia Legislativa pelo trabalho em prol das mulheres mato-grossenses é extremamente gratificante”, afirmou.
A promotora ressaltou ainda o papel de Mato Grosso em sua trajetória profissional, especialmente na atuação voltada ao combate à violência doméstica e de gênero. “O Espaço Caliandra, com sua equipe multiprofissional, e o Observatório Caliandra, nosso portal de dados sobre feminicídios, representam esse compromisso. Tenho ao meu lado uma equipe maravilhosa, que também está sendo reconhecida nesta cerimônia pelo esforço e dedicação”, disse.
Também receberam título de cidadã mato-grossense, a psicóloga do Espaço Caliandra, Vastir Maciel, natural de Taipu (RN), assistente social Itana Lua Silva Santana, natural de Salvador (BA), a escrivã de polícia cedida ao MPMT, Luciene Oliveira, natural de Goiás (GO).
Já com Moção de Aplauso foram agraciadas a oficial de gabinete, Rosimar Caetano Marino Moretti, natural de Diamantino/MT, a assistente ministerial Maisa Magda Fernandes, natural de Sorriso/MT e a assistente jurídica, Ana Paula Sampaio Gomes, natural de Cuiabá/MT.
Representando a equipe técnica, a psicóloga Vastir Maciel afirmou que sempre desejou tornar-se mato-grossense por meio da honraria da Assembleia. Ela destacou que o trabalho de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica tem grande importância pessoal e profissional. “Poder ajudar essas mulheres e ainda ser reconhecida por isso é muito gratificante”, declarou.
Fotografia: JLSIQUEIRA/ALMT






