Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Capacitação em atendimento humanizado começa nesta sexta-feira

por ANA LUÍZA ANACHE

quinta-feira, 29 de abril de 2021, 17h15


O primeiro módulo da capacitação “Agentes públicos e a prestação de atendimento humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar” ocorre nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 11h30 (horário de Cuiabá), por meio do aplicativo Teams. O objetivo é sensibilizar e orientar esse público acerca das questões implicadas na violência contra a mulher, de forma a compreenderem a importância da prestação de atendimento humanizado, acolhedor e isento de pré-julgamentos, para que as vítimas se sintam amparadas e de fato seguras.

A iniciativa, que conta com 245 inscritos de todo o país para o módulo inaugural, é da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres da comarca de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. Michelle Moraes Santos, assistente social do Ministério Público de Mato Grosso e mestra em Sociologia (UFMT), abordará o tema “Relações de Poder: Interpretações da Violência contra Mulheres”, com foco na organização patrilinear da sociedade e na institucionalização da dominância masculina, analisando como a violência contra as mulheres se sedimentou na formação sociocultural do Brasil.     

O outro palestrante, professor doutor em Sociologia (UNESP) Luis Antonio Bitante Fernandes, falará sobre “Cultura do Estupro e Culpabilização da Vítima”, apresentando mitos e estereótipos arraigados no pensamento popular e que contribuem para reproduzir esse pensamento.   

A capacitação será dividida em sete módulos mensais, de abril a outubro de 2021. Os temas tratados estão ligados ao cotidiano profissional dos agentes de Políticas de Segurança Pública e demais profissionais que atuam no atendimento às vítimas, trazendo à discussão as desigualdades de gênero, características e ciclo da violência doméstica e familiar, aspectos da Lei 11.340/06 (Maria da Penha), consequências da violência na saúde física e mental de mulheres, dentre outros.
 

 

 

arquivo(s) anexado(s)

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo