Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJSE - Janeiro branco: psiquiatra fala como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, 17h24

Neste mês dedicado aos cuidados com a saúde mental – o chamado Janeiro Branco – o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) promoveu uma palestra sobre o tema, que foi veiculada no canal TJSE Eventos, no YouTube, na manhã desta segunda-feira, 24/01. O psiquiatra Milton Alves, Mestre em Saúde e Comportamento, falou como a pandemia afetou a saúde mental da população e como os transtornos mentais podem ser prevenidos.

 

O evento foi aberto pelo Presidente do Poder Judiciário de Sergipe, Desembargador Edson Ulisses de Melo. “Programamos para a gestão 2021-2023 tratar da saúde dos nossos servidores e magistrados, como também levar informação para toda sociedade, através do YouTube. O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental, gerando conscientização e quebrando tabus”, ressaltou o Presidente. A palestra de hoje faz parte do Projeto Meses Coloridos, do TJSE, que objetiva dar visibilidade à prevenção de doenças e também causas sociais.

 

Segundo o psiquiatra Milton Alves, antes da pandemia a rotina de cada pessoa contava com pontos de apoio, como trabalho, família e vida social. “Era uma rotina cheia, com a sensação de pouco tempo. Para muita gente, a saúde mental estava em segundo plano. Mas em 2020, a pandemia chegou, trazendo o isolamento social. Achamos que seria fácil, mas não foi. Não estávamos preparados e isso começou a nos adoecer”, explicou o médico.

 

O isolamento social, a vulnerabilidade econômica, aumento do medo, redução de atividades físicas e exacerbação do uso de álcool provocados pela pandemia foram fatores para depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. O médico lembrou que, logo no início da pandemia da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um documento com algumas recomendações para se evitar o aumento dos transtornos mentais. Entre elas, a redução do contato com notícias que provocam ansiedade e estresse, tentar manter a rotina e prática de atividades saudáveis, entre outras.

 

Além disso, o psiquiatra apresentou outras dicas importantes, como o autoconhecimento. “Aprenda a reconhecer o que te faz bem e o que não faz. Respeite esses sentimentos e aprenda a lidar com eles. Mantenha uma rotina, incluindo nela atividades saudáveis, com uma boa alimentação, exercícios físicos e descanso. Respeite seu sono. Um adulto precisa dormir de seis a oito horas por dia. Consulte o médico regularmente, reforce laços de amizade e familiares, controle o estresse e desconecte-se um pouco das redes sociais”, sugeriu.

 

Ao final da palestra, a Diretora do Centro Médico do TJSE, Luciana Nobre, enfatizou a importância do tema. “Essa palestra tocou em pontos relevantes. O conhecimento é a chave de tudo e buscar ajuda é essencial. Mas como podemos ajudar pessoas que estão nessa situação de angústia?”, questionou a médica. O psiquiatra respondeu: “acolher e ficar ao lado, perguntar sempre como a pessoa está, oferecer um ombro amigo e, aos poucos, ir falando sobre os profissionais que podem ajudar”, orientou Milton.

 

 

 

Fonte: TJSE


topo