MPPA - Semana da Acessibilidade promove programação no município
quinta-feira, 17 de março de 2022, 18h21
Autoridades e entidades sociais em defesa das pessoas com deficiência participaram da mesa redonda

MARABÁ 17/03/22 10:20
A Semana da Acessibilidade é uma das ações decorrente do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O objetivo é desenvolver ações voltadas para acessibilidade da pessoa com deficiência no estado, proporcionando avanços significativos à democracia, com o exercício efetivo de direitos fundamentais.
A programação na cidade de Marabá contou com a realização da mesa redonda “Inclusão e Cidadania”, no dia 16 de março, no auditório das Promotorias de Justiça de Marabá, tendo como integrantes o Juiz Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral/PA, Manoel Antônio Silva Macedo; a Promotora de Justiça do MPPA e Promotora Eleitoral, Lilian Viana Freire; a Professora e Pesquisadora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual Ignácio Batista Moura, Mirian Rosa Pereira e o Coordenador do Projeto “Marabá Paralímpico”, Arionaldo Reis, tendo como mediadora Silvia Damasceno Monteiro Rodrigues, Chefe do Cartório da 30ª Zona Eleitoral/TRE-PA.
O Juiz eleitoral Manoel Macedo explicou que todo processo eleitoral é trabalhado pelo TRE-PA, com prazo específico para as pessoas manifestarem sobre suas necessidades, devendo ocorrer até o dia 4 de maio. Na oportunidade, a Promotora Lilian Freire explanou o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público em ouvir as demandas, atuando para minimizar os problemas, a fim de possibilitar a acessibilidade a quem precisa.
A professora Mirian Pereira relatou o trabalho relevante desenvolvido para formação de pessoas em LIBRAS para possibilitar a aproximação das pessoas com deficiência auditiva. Por fim, o Professor Arionaldo explanou sobre o projeto “Marabá Paralímpico”, como forma de integração das pessoas com deficiência às atividades esportivas, como forma de integração social.

Descrição de imagem: foto colorida de quatro pessoas, de pé, com um cartaz no meio e duas pessoas de cada lado. Na ordem, da esquerda para a direita: uma mulher de cabelo preto curto, camisa social azul claro com bolinhas brancas e calça branca, os pés dela não aparecem na foto; um homem que usa óculos preto, terno preto e gravata azul; uma mulher loira, com camisa branca, calça verde e sapato bege; e uma mulher de cabelo castanho, camisa cor verde-água, calça branca e sapato preto. Todos usam máscara facial. Ao fundo há uma parede branca e uma porta marrom claro. O cartaz ao centro é branco e azul, há pequenas imagens que remetem à acessibilidade e uma urna e há os dizeres "SEMANA DA ACESSIBILIDADE 14 a 18 de março de 2022" e mais embaixo estão os logotipos do Ministério Público do Estado e do MP Federal.
Foto: Nassif Jordy
Participaram do evento os Promotores de Justiça José Edvaldo Pereira Sales, Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e Coordenador do Núcleo Eleitoral; Josélia Leontina de Barros Lopes, da PJ de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá e Ângela Maria Balieiro Queiroz, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), além de outras autoridades e entidades sociais em defesa das pessoas com deficiência.
Fonte: MPPA