Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAC realiza levantamento e conscientização sobre TEA em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

terça-feira, 29 de agosto de 2023, 15h54

 

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), realizou, de 13 a 22 de agosto, nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, mais uma etapa do projeto “TEA — Eles não estão sós”, que consiste em fazer um levantamento e diagnóstico sobre o nível de implementação das políticas públicas voltadas para esse público.

 

O projeto também visa promover campanhas de esclarecimento e oficinas para os agentes políticos e gestores estaduais e municipais, estatais, terceiro setor e sociedade civil. A ideia é preencher uma lacuna significativa de informações sobre a população com TEA no Acre, permitindo aos gestores públicos identificar necessidades e buscar melhorias no atendimento, acesso a terapias e medicamentos.

 

O estudo abrange diversos aspectos, como o quantitativo de pessoas por município, acesso a terapias e medicamentos, além de avaliar a rede de atendimento nas escolas e unidades de saúde. A iniciativa, que deve chegar aos 22 municípios do Acre, já contemplou a Regional do Alto Acre.

 

O promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior, que compõe o GT-TEA, acompanhou execução do projeto no Alto Juruá e falou da importância do levantamento.

 

 

“Essa fase do projeto TEA, executada em municípios considerados de difícil acesso, tem uma relevância ímpar, pois nos permite aferir a realidade dos serviços disponíveis e os anseios das famílias, reafirmando, assim, o nosso compromisso em priorizar essa demanda no âmbito do Ministério Público. Em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, conseguimos pactuar excelentes ações para alcançar avanços na saúde e na educação, de modo que considero exitosa a nossa participação”, disse.

 

 

Fonte: MPAC


topo