Instituto Penal de Novo Hamburgo disponibiliza curso de formação profissional a apenados
quarta-feira, 12 de abril de 2023, 18h19
Na noite da última segunda-feira (10), cerca de 30 pessoas privadas de liberdade do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) iniciaram formação em dois cursos de formação profissional junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A iniciativa, uma parceria entre a administração da unidade prisional, o Poder Judiciário e o próprio Senac, objetiva a qualificação profissional dos apenados, capacitando-os para o mercado de trabalho.
O curso é custeado pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Novo Hamburgo, com verbas de quantias depositadas para o Poder Judiciário, a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal oriundos de processos criminais, totalizando o valor de 30 mil reais.
As aulas estão sendo ministradas na sala de leitura da unidade prisional, de segunda a sexta feira, das 19h às 22h, com duração de dois meses, finalizando as atividades em junho do presente ano. São 24 vagas no total, sendo 10 no Curso Básico de Eletricista Residencial e Predial (30h) e mais 14 vagas para o Curso Reparos de Elétrica, Ar-Condicionado e Hidráulica Residencial (40h).
No final da capacitação, os apenados receberão diplomas de certificação, estando capacitados para atuar no mercado de trabalho dentro de uma das áreas escolhidas (instalações elétricas de baixa tensão em prédios, comércios e residências; realização de manutenções básicas em aparelhos de ar-condicionado; execução e reparos de instalações hidráulicas e aquecedores elétricos). Além disso, os presos receberão noções básicas de empreendedorismo, como captação de clientes, montagem de orçamentos e atendimento pós-venda.
Para o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Carlos Fernando Noschang Júnior, “a formação profissional pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho e ajudar na reconstrução de uma vida mais digna e produtiva, sendo uma forma de promover a cidadania e a inclusão social dos apenados, oferecendo-lhes uma chance de aprender e se desenvolver, mesmo em um contexto de restrição de liberdade. É fundamental ressaltar que os cursos de capacitação do Senac para apenados representam uma iniciativa importante para a redução da reincidência criminal, uma vez que a formação profissional pode ser um fator determinante para a construção de um futuro mais promissor e livre de violência”.
Segundo a diretora do Senac Novo Hamburgo, Patrícia Passos, “o Senac tem o propósito de mudar a vida das pessoas através da educação. Essa parceria com o Instituto Penal de Novo Hamburgo ratifica a importância da qualificação para a inclusão social. Nesse sentido busca-se estimular o desenvolvimento do cidadão e seu crescimento pessoal e profissional, contribuindo para uma sociedade que visa à equidade, permitindo a igualdade de acesso a todos”.
Já para a coordenadora técnica da 1ª Região Penitenciária, a TSP psicóloga Kátia Biehl, “o preso, ao aprender um ofício no período de encarceramento, recupera sua dignidade, pois desenvolve uma profissão, promove o interesse em continuar os estudos, cria os entendimentos de como seguir métodos e regras, aproximando-o da convivência com os mecanismos da vida profissional”.
O diretor do IPNH, Vinícius Guimarães Silva, por sua vez reitera que “a educação por meio da qualificação profissional é um importante mecanismo para a ressocialização, uma vez que capacita o apenado para o mercado de trabalho, oportunizando novas possibilidades, promovendo a inclusão, bem como a consciência sobre as dinâmicas sociais ao seu redor”.
Fonte: SUSEPE RS