Impactos positivos do Bolsa Família são debatidos no 25º Encontro Regional do Congemas
quinta-feira, 21 de agosto de 2025, 13h55
A secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, e o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais, Amarildo Baesso, representaram o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no segundo dia do 25º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas – Sudeste), realizado em Belo Horizonte, nos dias 19 e 20 de agosto.

Os representantes do MDS participaram da mesa de debate “Segurança de Renda no SUAS: os impactos do novo Bolsa Família e da nova regulamentação do BPC”, contribuindo com reflexões sobre os avanços, os desafios e o funcionamento das políticas de transferência de renda no Brasil.
O painel discutiu os impactos e as perspectivas do Programa Bolsa Família na melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias, com ênfase nas mudanças do novo desenho do programa. A secretária Eliane Aquino destacou ainda a ampliação do acesso, a modernização da gestão e os resultados já alcançados na redução das desigualdades sociais.
Estudos evidenciam que o Bolsa Família, um dos maiores programas de transferência de renda com condicionalidades do mundo, vai além do repasse financeiro: integra políticas públicas e facilita o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e moradia. Pesquisas também comprovam o impacto expressivo do programa na saúde da população brasileira.