crie seu prompt
Consultoria Jurídica: A Nova Fronteira da IA no Campo Jurídico
domingo, 23 de novembro de 2025, 07h35
O artigo “Legal Prompting: The New Frontier of AI in the Legal Field” enfatiza como as técnicas de prompting jurídico estão revolucionando a interação entre profissionais do Direito e modelos de linguagem de inteligência artificial (LLMs).
Legal Prompting, conceito central do texto, consiste em formular instruções precisas, estruturadas e juridicamente contextualizadas para que os LLMs gerem respostas confiáveis, seguras e alinhadas com padrões normativos e deontológicos.
O domínio dessas técnicas envolve precisão terminológica, referência normativa, metodologias de prompt engineering como Zero-Shot, Few-Shot e Chain-of-Thought, além do uso de métodos como RAG (Retrieval-Augmented Generation) de modo controlado, sempre exigindo validação humana e respeito à confidencialidade e proteção de dados (GDPR).
O texto também ressalta os riscos e desafios da aplicação de IA generativa no Direito, como possíveis "alucinações jurídicas", violação do sigilo profissional, vieses e dependência tecnológica, sugerindo estratégias para mitigação, entre elas: uso de LLMs locais, validação de fontes, implementação de guardrails e transparência no uso de IA em documentos jurídicos.
Por fim, destaca a necessidade de competências específicas para juristas do futuro, como letramento técnico, engenharia de prompts e pensamento crítico, indicando que o domínio do Legal Prompting será um diferencial na evolução da advocacia e atividade institucional em tempos de transformação digital.
FONTE: nicfab