TJBA: Justiça da Bahia inicia a Semana do Consumo Consciente nesta terça-feira (26/11)
segunda-feira, 25 de novembro de 2024, 13h32
.png)
Nesta terça-feira (26), começa a Semana do Consumo Consciente, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio da Assessoria de Ação Social (AAS) e do Núcleo Socioambiental. O evento acorre na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, até o dia 29 de novembro.
Aberto ao público interno e externo, contará com exposição de produtos alternativos, produzidos de forma sustentável para ajudar na proteção do meio ambiente. A ação contará com a participação de diversas empresas e iniciativas, como a BYD Mandarim, a Sol Bikes e a Agricultura Familiar da Bahia, promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pelo Governo da Bahia.
Além disso, haverá a participação da Associação das Rendeiras de Dias D’Ávila (Rendavan), com artesanato, rendas de bilros, bolsas sustentáveis, crochê, macramê, costura criativa, cosméticos e pimenta artesanal, além da exposição de tijolos ecológicos feitos com fibra de coco. Ainda durante a Semana do Consumo Consciente, o arquiteto e artista plástico Antônio Cotrim apresenta a exposição “Modificando Objetos, Transformando Vidas”.
Na mostra, o artista captura a essência de objetos descartados e os transforma, dando-lhes uma nova vida por meio de um olhar artístico. A arte sustentável, assim, se configura como uma poderosa ferramenta de conscientização ambiental. Ao transformar resíduos em obras de arte, Cotrim não apenas revela a possibilidade de prolongar o ciclo de vida desses materiais, mas também inspira a comunidade a repensar suas práticas de consumo e descarte.
Sua abordagem criativa enfatiza a urgência de adotar hábitos mais sustentáveis, especialmente no que diz respeito à proteção do meio ambiente para as gerações futuras.
Fonte: TJBA