Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

STJ: Rádio Decidendi explica tese sobre sub-rogação da seguradora em prerrogativas processuais do consumidor

quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 13h42

 

A tese firmada define que o pagamento de indenização por sinistro não confere à seguradora a sub-rogação nas prerrogativas processuais do consumidor, como a possibilidade de escolher o foro de seu domicílio ou obter a inversão do ônus da prova com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

No episódio, o jornalista Thiago Gomide entrevista a juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Mônica Silveira Vieira, que comenta os fundamentos da decisão e os seus efeitos práticos para o mercado de seguros, o Poder Judiciário e as partes envolvidas em ações regressivas. O programa também destaca os limites da sub-rogação e reforça a distinção entre direitos patrimoniais e prerrogativas ligadas à condição pessoal do consumidor.

 

Podcast 

 

Rádio Decidendi é produzido pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do STJ. Com entrevistas e debates sobre temas definidos à luz dos recursos repetitivos e outras questões relacionadas ao sistema de precedentes, o podcast semanal pode ser conferido na programação da Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) às segundas-feiras, às 21h30; e aos sábados e domingos, às 8h30. O novo episódio já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.

 

Fonte: STJ


topo