Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE integra esforço nacional contra analfabetismo no projeto "Ler é um Direito"

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, 17h09

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do seu Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação), reafirmou sua atuação no enfrentamento ao analfabetismo durante o lançamento nacional do projeto "Ler é um Direito", promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na terça-feira (9), em Brasília. A iniciativa do CNMP propõe um pacto nacional para coordenar e fortalecer o trabalho do Ministério Público (MP) na garantia do direito à educação plena.


O coordenador do CAO Educação, Promotor de Justiça Maxwell Vignoli, frisou o compromisso do MPPE em alinhar suas ações locais com as prioridades nacionais. "Em Pernambuco, já estamos firmes nesse caminho por meio do projeto EJA JÁ, que visa a implementação efetiva da Educação de Jovens e Adultos", afirmou.


O "Ler é um Direito" chega para reforçar e metodologizar ações como o EJA JÁ, que contribui ativamente para reduzir as taxas de analfabetismo no estado e assegurar o direito à educação para jovens e adultos pernambucanos.

 

Durante o evento, o CNMP, através da Comissão da Infância, Juventude e Educação, apresentou o painel de dados Business Intelligence (BI) "MP pela Alfabetização". Esta ferramenta consolida dados e indicadores cruciais para orientar o diagnóstico e o monitoramento das políticas públicas.

 

Os dados apresentados são que 11 milhões de pessoas no Brasil não são alfabetizadas, um número equivalente à população de São Paulo, que "coloca a cidadania de milhões de brasileiros em xeque", conforme a unanimidade dos representantes do MP, MEC e Unicef presentes.

 

O diferencial do projeto é sua metodologia coordenada e baseada em dados, que será impulsionada pelo novo painel de BI, servindo como uma base comum de leitura da realidade. O "Ler é um Direito" sistematiza e escala experiências exitosas, a exemplo do EJA JÁ de Pernambuco, consolidando um ciclo completo de proteção educacional com parceiros estratégicos como o Ministério da Educação (MEC) e o Unicef.


Fonte
: MPPE


topo