MPAC participa de lançamento de plano de contingência das queimadas
por MPAC
terça-feira, 14 de junho de 2022, 13h11

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou nesta quarta-feira (18), no Horto Florestal, do lançamento do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Rio Branco. O procurador de Justiça Getúlio Barbosa de Andrade e o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim representaram o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro no lançamento.
Com o início do período da seca, a Prefeitura Municipal de Rio Branco lançou o plano com o objetivo de conscientizar a população sobre o risco das queimadas urbanas. Segundo dados da Prefeitura, em 2020 foram contabilizados 2.700 registros de queimadas na capital acreana, número que diminui para 692 em 2021.
O procurador de Justiça Getúlio Barbosa lembrou que as queimadas resultam em diversos malefícios, como o aumento da mortalidade de doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, devido à elevação da quantidade de material particulado presente no ar. Ele defendeu a importância da prevenção e uso da tecnologia, mencionando como exemplo o projeto de monitoramento da qualidade do ar, uma iniciativa do MPAC.
“Tem uma frase que diz que ‘o incêndio ocorre onde a prevenção falha’. Por isso é importante primar sempre pela educação ambiental, pela orientação e prevenção”, afirmou.
O promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, ressaltou que o MPAC quer atuar em parceria com as instituições no combate às queimadas.
“É importante a participação do MPAC no lançamento deste plano, principalmente em razão da prevenção das queimadas urbanas que sempre afetam muito a população de Rio Branco nesse período de seca. E o MPAC quer ser um parceiro, inclusive fazendo a interlocução entre as instituições nesse plano”, destacou.
Fonte: MPAC