MPPA: Estudantes de escolas públicas aprenderão na prática a importância de uma alimentação saudável
quarta-feira, 23 de outubro de 2019, 10h39
Pelos menos 250 crianças de várias escolas públicas da capital devem participar do evento que encerra a programação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável que ocorrerá na praça Batista Campos, em Belém, na terça-feira (23) a partir das 8h30. Será uma manhã repleta de atividades e prêmios.
Um circuito dinâmico será montado na praça e os estudantes presentes receberão prêmios e orientações lúdicas sobre alimentação. Universitários de diversas instituições de ensino, atuarão como monitores auxiliando na recepção e no cuidado com as crianças durante o evento. Ao redor da praça, serão montadas 10 barracas onde as crianças receberão orientações em forma de brincadeira.
A programação pelo Dia Mundial da Alimentação ocorre desde 2007 e é uma iniciativa do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Constitucionais e Interesses Difusos e Coletivos (CAO Constitucional) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) com o apoio do Centro de Estudos e aperfeiçoamento profissional (CEAF).
“Esse será o maior evento da nossa programação, vamos passar informações para as crianças de forma lúdica, ou seja, elas vão brincando e aprendendo como é uma alimentação saudável, como diferenciar um produto que está vencido, se a embalagem do produto é adequada, como identificar alimentos livres de agrotóxicos, aprender o que é um alimento orgânico entre outras informações”, disse o promotor Marco Aurélio.
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e é comemorada em mais de 150 países desde 1981. A cada ano um tema diferente é escolhido e a partir dele, diversos órgãos e instituições realizam atividades voltadas ao tema.
A programação iniciou no dia 16 de outubro com o seminário “Dia mundial da alimentação”. Na manhã do dia 17, o auditório do CEAF recebeu uma feira repleta de produtos orgânicos produzidos diretamente da agricultura familiar.
A terceira etapa do evento, ocorrida no período entre 18 e 22 de outubro, levou palestras educativas aos alunos de cinco escolas públicas de Belém. Cerca de 300 crianças e alunos do ensino médio receberam orientações ministradas por promotores de justiça do MPPA. As crianças também participaram de um concurso de redação, envolvendo o tema alimentação saudável.
Além da realização em conjunto com a Adepará, o evento também conta com a parceria da SEJUDH, Procon, Sesma, Semec, Copsan, FMAE/PMB, Anepa, CPOR, Emater, Seduc, CBM, Faepa, Exército da 8ª Região Militar, Cporg-Pa, CRMV, CRN/7, Esamaz, Fibra e Uninassau.
Texto: Ascom MPPA
FONTE: www.mppa.mp.br